Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

BCE alerta para efeitos do envelhecimento da população nas taxas de juro

O membro do comité executivo do Banco Central Europeu (BCE) Peter Praet considerou hoje que o envelhecimento da população pode exercer uma pressão prolongada sobre as taxas de juro, que assim podem manter-se baixas "durante muito tempo".

BCE alerta para efeitos do envelhecimento da população nas taxas de juro
Notícias ao Minuto

13:20 - 17/10/18 por Lusa

Economia Peter Praet

A probabilidade de chegar a taxas de juro nulas aumentou ou tem aumentado, e poderá continuar, tendo em conta o aumento da população que vai entrar em idade de reforma, pressionando assim as taxas de juro, insistiu Praet durante a sua intervenção numa conferência em Madrid.

Para Praet, o envelhecimento da população europeia tem implicações generalizadas para a formulação de políticas, em particular para a reforma dos sistemas públicos de pensões e eficácia das políticas macroeconómicas.

Praet sublinhou que o envelhecimento também pode restringir de maneira permanente a política monetária.

Na sua intervenção, o membro do BCE reconheceu que, como consequência do efeito demográfico da geração dos "baby boommers", o envelhecimento da população terá um profundo impacto nas finanças públicas da zona euro durante as próximas décadas.

Por isso, Praet insistiu que os países devem atalhar este problema, e principalmente aqueles que já têm atualmente uma elevada dívida pública.

Para o responsável do BCE, é um problema, tendo em conta que as condições das finanças públicas de alguns países "não são confortáveis", já que a dívida pública aumentou de forma significativa durante a crise, deixando pouco espaço para amortizar o impacto do envelhecimento através de dívida adicional.

Por tudo isto, Praet insta os países a levarem a cabo reformas estruturais, incluindo a subida da idade da reforma.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório