Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal quer ser autossuficiente em carne de porco até 2030

Os suinicultores portugueses querem tornar Portugal autossuficiente em carne de porco até 2030 e têm vindo a reduzir as importações nesse sentido, disse hoje o vice-presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura (FPAS).

Portugal quer ser autossuficiente em carne de porco até 2030
Notícias ao Minuto

08:12 - 17/10/18 por Lusa

Economia FPAS

"O grande desígnio do setor é, até 2030, atingir a autossuficiência", afirmou David Neves à agência Lusa.

A produção nacional assegurou, em 2015, 59% das necessidades de consumo de carne de porco dos portugueses, 64,4% em 2016 e 60,1% em 2017, de acordo com dados divulgados à Lusa pelo setor.

"Temos vindo a reduzir as importações e, tendo em conta que o consumo 'per capita' está estabilizado, na ordem dos 43,7quilogramas/habitante/ano, estamos a colmatar essas importações com a produção nacional", justificou.

Espanha, um dos grandes produtores mundiais, é o país do qual Portugal importa 96% da carne.

"Até há pouco tempo, estávamos cingidos ao mercado interno e, com a pressão dos espanhóis, o setor não conseguia fazer valer o seu produto", disse, adiantando que o setor que tem vindo a ultrapassar essa barreira.

Para tal, contribuiu o projeto 'porco.pt', lançado em junho de 2017, após a maior crise que o setor atravessou, entre 2015 e 2016, com o intuito de certificar e diferenciar a carne de porco portuguesa da estrangeira, assim como aumentar as preferências dos consumidores pela produção nacional.

Com a certificação, a carne passou a ser vendida com um rótulo, no qual é indicado o país de origem. "Cada vez mais a marca ' porco.pt' se assume como uma referência da carne de porco portuguesa e vai ao encontro das necessidades do consumidor", concluiu.

O projeto, segundo a FPAS, permitiu ao setor, "neste primeiro semestre de 2018, atingir os objetivos que tinha para todo o ano, ou seja, relativamente a 2017, duplicou as vendas".

No âmbito do projeto, foram vendidas 2883 toneladas de carne entre junho e dezembro de 2017, quando entre janeiro e agosto deste ano as vendas foram de 5838 toneladas, segundo dados divulgados à Lusa pela FPAS.

A carne certificada representa 3,4% das vendas totais de carne de porco nacional e envolve 45% da produção nacional, com 56 produtores, meio milhar de explorações e 20 unidades de abate e transformação.

Um ano depois, uma gama 'premium' (de maior qualidade) chegou em setembro ao consumidor e junta 25 produtores.

Até ao final de 2008, o setor espera retomar por completo da crise e começar a crescer.

Com o aumento das exportações e a diminuição das importações, a FPAS estimou que possa haver um crescimento da rentabilidade do setor, assim como um aumento do investimento e da produção.

Para isso, alertou, terão de ser ultrapassadas as dificuldades atuais de licenciamento das explorações e alterada a estratégia política para o setor.

"É preciso que os custos associados aos processos de licenciamento para esta atividade sejam largamente reduzidos, porque é preciso deslocalizar e reestruturar explorações para reorganizar a sua capacidade produtiva e isto só é possível se houver alguma agilidade comparativamente ao que existe em Espanha, em que os processos são extremamente céleres", detalhou.

Em 2017, o setor produziu 271 toneladas de carne, das quais 17,8% foram para exportação, e faturou mais de 500 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório