Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Moçambique assina hoje dois contratos para pesquisa de gás e petróleo

O Instituto Nacional de Petróleo (INP) de Moçambique assina hoje dois contratos de concessão para pesquisa e produção de gás e petróleo com as companhias Sasol e Eni, segundo informação da instituição.

Moçambique assina hoje dois contratos para pesquisa de gás e petróleo
Notícias ao Minuto

06:12 - 17/10/18 por Lusa

Economia Produção

Os contratos dizem respeito a duas áreas (PT5-C e A5-A) entregues no quinto concurso de atribuição realizado pelo Governo de Moçambique.

A sul-africana Sasol vai fazer prospeção na área PT5-C, em terra, que cobre 3.000 quilómetros quadrados no centro do país, na região de Pande e Temane, província de Inhambane e de onde já extrai gás natural.

A italiana Eni lidera um consórcio vai procurar hidrocarbonetos na zona A5-A em alto mar, no norte do país, com uma área de 5.000 quilómetros quadrados ao largo de Angoche, província de Nampula.

A Eni lidera outro consórcio em parceria com a ExxonMobil que vai iniciar a exploração de gás natural em 2022 ao largo do extremo norte do país, através de uma plataforma flutuante em construção.

A cerimónia de assinatura de contratos que hoje se realiza é a segunda relativa às seis áreas atribuídas no quinto concurso.

No dia 08 de outubro, o governo moçambicano e um consórcio liderado pela multinacional norte-americana ExxonMobil assinaram também contratos relativos à concessão de outras três áreas para pesquisa e produção.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório