Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Moody's sobe 'rating' de bancos portugueses

A Moody's subiu hoje o 'rating' de várias instituições bancárias portuguesas, poucos dias depois de ter tirado Portugal do "lixo", avançou a agência em comunicado.

Moody's sobe 'rating' de bancos portugueses
Notícias ao Minuto

17:21 - 16/10/18 por Lusa

Economia Agência

Assim, a agência resolveu subir o 'rating' da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em dois níveis. Os depósitos a longo prazo e a dívida sénior sem garantia subiram de 'Ba3' para 'Ba1', com um 'outlook' (perspetiva) estável.

No caso do BCP, a Moody's melhorou o 'rating' dos depósitos de longo prazo para 'Ba3', quando estava em 'B1', com um 'outlook' positivo, o que reflete uma subida de um nível.

A agência subiu ainda o 'rating' do BPI, com os depósitos de longo prazo a passarem de 'Baa3' para 'Baa1', com um 'outlook' "entre o estável e o positivo", disse a Moody's. O banco, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), adiantou ainda que a agência "subiu hoje em dois níveis a notação de rating da dívida de longo prazo do Banco BPI, de Ba1 para Baa2, atingindo a classificação de investimento ('investment grade')".

O banco Santander Totta viu a sua pontuação melhorar de 'Baa3' para 'Baa2' no que diz respeito aos depósitos de longo prazo.

Por sua vez, o Montepio manteve a notação dos depósitos a longo prazo em 'B3', com uma mudança de 'outlook' para positivo.

A Moody's colocou ainda em revisão para 'upgrade' os depósitos de longo prazo do Novo Banco, que estão em 'Caa1'.

Em consequência desta avaliação, a agência de 'rating' norte-americana alterou o perfil macro de Portugal para "Moderado", sendo que estava em "Moderado-", tendo em conta, sobretudo, "a melhoria no ambiente em que os bancos portugueses operam, em particular no que diz respeito à força económica do país".

A Moody´s levou em conta o progresso continuado na 'performance' de vários bancos, que se refletiu na melhoria dos 'ratings' anunciada hoje.

No dia 12 de outubro, a agência de notação subiu o 'rating' de Portugal para 'Baa3', com perspetiva estável, retirando o país do 'lixo'.

Em julho de 2014, a agência de 'rating' norte-americana tinha atribuído a Portugal a notação 'Ba1', e era a única entre as quatro maiores agências a atribuir à dívida pública portuguesa uma nota especulativa, quando já a Standard & Poor's (S&P), a Fitch e a DBRS tinham colocado o país no patamar de investimento.

Para a subida do 'rating', a Moody's apresenta duas razões: "a elevada dívida pública de Portugal tem evoluído para uma tendência de queda sustentável, embora gradual, com limitados riscos de reversão", o "alargamento dos 'motores' de crescimento de Portugal e uma melhoria da posição externa", que "aumentaram a resiliência económica".

A perspetiva estável de Portugal reflete um "equilíbrio dos riscos a nível mais elevado da notação", segundo a Moody's.

Embora uma continuação das condições externas favoráveis possa suportar as previsões da Moody's, uma eventual moderação nas perspetivas de crescimento poderá refletir restrições estruturais na economia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório