Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Confiança dos investidores na Alemanha cai fortemente em outubro

A confiança dos investidores baixou fortemente na Alemanha em outubro devido ao recrudescimento do conflito comercial entre os Estados Unidos e a China, que já tem efeitos negativos nas exportações alemãs.

Confiança dos investidores na Alemanha cai fortemente em outubro
Notícias ao Minuto

12:13 - 16/10/18 por Lusa

Economia ZEW

O Centro para a Investigação Económica Europeia alemão (ZEW) informou hoje que o índice de confiança dos investidores baixou em outubro para -24,7 pontos, menos 14,1 pontos do que em setembro.

Este é o valor mais baixo desde julho deste ano e um decréscimo maior do indicador só tinha sido registado na altura da vitória do 'sim' no referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia em julho de 2016.

"As expetativas para a economia alemã são afetadas sobretudo pelo recrudescimento do conflito comercial entre os Estados Unidos e a China", comenta o presidente do ZEW, Achim Wambach.

As avaliações negativas em relação às exportações, como resultado deste conflito, começam a refletir-se nas exportações reais, adianta Wambach.

O aumento do perigo de um "'Brexit' duro", sem acordo, também tem um efeito negativo nas expetativas de exportações e conjunturais.

A situação da coligação de Governo em Berlim é apreciada como instável e também prejudica as perspetivas conjunturais, afirmou Wambach.

A avaliação da situação económica atual na Alemanha baixou para 70,1 unidades em outubro, menos 5,9 pontos do que em setembro.

As expetativas da inflação para a zona euro voltaram a subir em outubro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório