Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

"Política social mais justa" deve-se à anterior "contenção orçamental"

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, saudou hoje a "política socialmente mais justa" prevista no Orçamento do Estado para 2019, mas defendeu que também se deve à contenção orçamental "muito criticada" da anterior governação.

"Política social mais justa" deve-se à anterior "contenção orçamental"
Notícias ao Minuto

11:44 - 16/10/18 por Lusa

Economia Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e atual presidente do Banco Goldman Sachs International foi questionado sobre a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2019 à saída de uma conferência na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e em particular sobre o aumento dos salários da função pública.

"Eu fico satisfeito com tudo o que é progresso no nosso país. Isso também mostra que as medidas que na altura foram tomadas e que foram muito criticadas tiveram alguns efeitos positivos", respondeu José Manuel Durão Barroso.

Referindo-se à anterior governação PSD/CDS-PP em tempos de programa de resgate financeiro a Portugal, o ex-presidente da Comissão Europeia afirmou: "Eu continuo a pensar que foi indispensável tomar medidas de contenção orçamental quando Portugal estava numa situação, vamos ser sinceros, de bancarrota - era assim que estávamos há alguns anos".

"Vejo que hoje em dia já há margem para responder mais a necessidades sociais e congratulo-me com isso. Mas uma coisa não invalida a outra. São fases diferentes de um ciclo económico que têm de ser entendidas", acrescentou.

Durão Barroso mencionou que "o país hoje em dia que está a crescer mais na Europa é a Irlanda, que foi um país que aplicou um programa de austeridade extremamente rigoroso", e argumentou que "isto mostra que há fases na política".

"Portugal, a Grécia, a Irlanda, de certa forma a Espanha, Chipre passaram por situações extremamente difíceis, que eu acompanhei na Comissão Europeia, em que, se não tivéssemos feito esforços de contenção orçamental, não teríamos tido uma base, como hoje temos, para ter uma política socialmente mais justa, que eu obviamente só posso registar com grande satisfação", reforçou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório