Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Uma vida à frente da Jerónimo Martins

O presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, que pediu renúncia do cargo a partir de 1 de Novembro, considerou ontem que chegou ao fim trajectória de liderança de 45 anos do grupo.

Uma vida à frente da Jerónimo Martins
Notícias ao Minuto

09:20 - 25/09/13 por Lusa

Economia Soares dos Santos

"No momento em que, por razões pessoais, entendo ter chegado ao fim a trajectória de liderança que iniciei há 45 anos, sinto dever uma nova de reconhecimento aos órgãos de comunicação social e aos jornalistas portugueses" pelo "interesse com que sempre seguiram a actividade do grupo a que, até agora, presidi e também pela correcção que, na maior parte das vezes, marcou a nossa relação", refere Alexandre Soares dos Santos, numa nota enviada à agência Lusa.

Soares dos Santos prossegue: "Trabalho há 56 anos e tenho 79 anos de idade, Dediquei ao grupo Jerónimo Martins o melhor do meu conhecimento e das minhas capacidades e não escondo o orgulho que sinto com o que fomos capazes de construir".

"A minha vontade pessoal de desacelerar o ritmo não é nova. Já a expressara publicamente e mantenho-a", acrescenta.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Jerónimo Martins anunciou ontem que Alexandre Soares dos Santos pediu a renúncia do cargo de presidente do conselho de administração do grupo, com efeitos a 01 de Novembro.

Alexandre Soares dos Santos continuará no cargo até finais de Dezembro e, posteriormente, pretende dedicar-se à presidência do conselho de administração da sociedade Francisco Manuel dos Santos e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Em entrevista à Lusa em Março passado, por ocasião da abertura das primeiras lojas Ara, da Jerónimo Martins na Colômbia, Alexandre Soares dos Santos já tinha manifestado a vontade de desacelerar o ritmo, tendo afirmado que estava "debaixo de pressão para ficar", tendo ficado na liderança do grupo em resposta ao desafio colocado pelo accionista.

"Para estar à frente" do grupo "é preciso muita genica", disse na altura.

"O grupo encontra-se numa fase de grande estabilidade do seu ciclo de vida. Em Portugal, temos negócios maduros e bem implantados; na Polónia, prosseguimos com firmeza o nosso plano de expansão e de consolidação da liderança do mercado de retalho alimentar; na Colômbia, estamos a terminar o primeiro semestre de actividade, com sinais promissores para o futuro", acrescentou Alexandre Soares dos Santos, na nota.

"É minha convicção absoluta que, nas atuais circunstâncias de experiência e de maturidade de Jerónimo Martins, o esforço permanente que o exercício do cargo de presidente do conselho de administração exige de mim deixou de justificar-se".

Por isso, "está na hora de dedicar-se aos demais projectos que me ocupam, nomeadamente a presidência do conselho de administração da sociedade Francisco Manuel dos Santos e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, com a confiança de quem sabe que deixa bem entregue a principal obra da sua vida".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório