Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Ritmo de crescimento económico continuou a acelerar no 3.º trimestre

O ritmo de crescimento económico em Cabo Verde continuou a acelerar no terceiro trimestre deste ano, situando-se acima da média da série e, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Ritmo de crescimento económico continuou a acelerar no 3.º trimestre
Notícias ao Minuto

14:17 - 15/10/18 por Lusa

Economia Cabo Verde

Segundo os inquéritos de conjuntura aos agentes económicos divulgados pelo INE, a conjuntura económica em Cabo Verde foi favorável no decorrer do terceiro trimestre deste ano.

No comércio em estabelecimentos, o INE concluiu que o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, registando o valor mais alto dos últimos 66 trimestres consecutivos e evoluindo positivamente face ao mesmo período de 2017.

A conjuntura económica no setor é favorável nos terceiros três meses do ano, onde as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura foram os principais constrangimentos.

O setor do turismo também manteve a tendência ascendente do último trimestre, situando acima da média da série.

Neste que é considerado o motor da economia cabo-verdiana, os empresários apontaram a insuficiência da procura e as dificuldades em encontrar pessoal com formação apropriada como sendo os principais obstáculos no terceiro trimestre de 2018.

Outro serviço que também manteve a tendência ascendente no terceiro trimestre foi os transportes e serviços auxiliares de transportes, que registou o valor mais alto dos últimos 27 trimestres consecutivos e evoluiu favoravelmente face ao trimestre homólogo.

A conjuntura no setor é favorável, mas os empresários consideram que as dificuldades financeiras e dificuldades na obtenção de créditos bancários foram os principais constrangimentos.

Em sentido contrário, a construção manteve a tendência descendente dos últimos trimestres, situando-se abaixo da média da série e evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo, mas mesmo assim a conjuntura é considerada favorável.

Na construção civil, os empresários cabo-verdianos apontaram o nível elevado da taxa de juros e o excesso de burocracia e regulamentações estatais como sendo os principais constrangimentos do setor no terceiro trimestre 2018.

Outro setor que também manteve a tendência descendente dos últimos trimestres foi a indústria transformadora, onde o indicador evoluiu desfavoravelmente face ao trimestre homólogo e a conjuntura no setor é desfavorável.

Segundo os empresários, as frequentes avarias mecânicas nos equipamentos e o elevado absentismo do pessoal ao serviço foram os principais constrangimentos do setor no decorrer do terceiro trimestre 2018.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório