Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Um dos países mais pobres do mundo importou 40 carros de luxo

A frota de Maseratis encomendada pela Papua Nova Guiné tem um custo superior aos 3,5 milhões de euros. Foram adquiridos para a cimeira da Apec e o governo garante que o setor privado vai pagar as viaturas.

Um dos países mais pobres do mundo importou 40 carros de luxo
Notícias ao Minuto

10:22 - 15/10/18 por Fábio Nunes

Economia Papua Nova Guiné

O governo da Papua Nova Guiné está debaixo de fogo depois de ter decidido encomendar 40 Maseratis Quattroporte para a cimeira da Apec, que se vai realizar na capital do país, Port Moresby, entre os dias 12 e 18 de novembro. Segundo a BBC, ativistas e a imprensa local consideram que o governo esbanjou dinheiro na aquisição desta frota.

Cada Maserati Quattroporte está avaliado em mais de 86 mil euros, o que eleva para mais de 3,5 milhões de euros o investimento nos 40 carros de luxo que vão servir para transportar os líderes dos países que fazem parte da cimeira de Cooperação Económica Ásia-Pacífico. Isto num país que, de acordo com dados de março deste ano do Banco Mundial, é considerado o 50º mais pobre do mundo.

Justin Tkatchenko, o ministro responsável pela Apec, afirma que os carros “providenciam o tipo de transporte para os líderes que é o padrão de veículos usados nas cimeiras da Apec” e o governo da Papua Nova Guiné garante que o setor privado “comprometeu-se” a pagar os carros.

O ministro Tkatchenko salientou ao jornal The Australian que o governo gastou algum dinheiro como “um depósito para os carros virem para aqui”, acrescentando que os Quattroporte estão a ser vendidos a um bom ritmo e que não vão tornar-se um fardo para o governo depois da cimeira.

O presidente chinês, Xi Jinping, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, são dois dos governantes que vão marcar presença na cimeira da Apec.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório