Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 500 milhões de dólares de danos por sismo na Indonésia

O recente sismo de magnitude 7,5 e posterior tsunami, que causaram pelo menos 2.010 mortos na ilha indonésia de Celebes, provocaram danos de pelo menos 531 milhões de dólares, divulgou hoje o Banco Mundial.

Mais de 500 milhões de dólares de danos por sismo na Indonésia
Notícias ao Minuto

10:43 - 14/10/18 por Lusa

Economia Banco Mundial

O valor, que equivale a 458 milhões de euros, consta de um relatório preliminar daquela instituição sobre os danos em infraestruturas, residências e propriedades não residenciais afetadas pelo sismo e tsunami do passado dia 28 de setembro.

Em comunicado, o Banco Mundial, cuja reunião anual conjunta com o Fundo Monetário Internacional (FMI) terminou hoje em Bali, na Indonésia, refere que este valor não inclui os danos económicos devido às mortes, destruição e terras ou perdas de emprego.

A instituição já havia anunciado um pacote de ajuda de mil milhões de dólares (863 milhões de euros) para assistência e reconstrução em Celebes e na ilha indonésia de Lombok, também afetada por vários terramotos em agosto.

O empréstimo será disponibilizado de acordo com as necessidades e pedidos nesse sentido do Governo indonésio.

O pacote de ajuda destina-se à construção de hospitais, escolas, estradas e abastecimento de água, bem como para reforçar os sistemas de alerta de catástrofes.

Pouco depois do sismo de Celebes, o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, reconheceu que o sistema de boias instalado após o tsunami de 2004, que provocou 226.000 mortos em mais de uma dezena de países, não funcionava desde 2012.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório