Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Depósitos nos bancos portugueses sobem 2,2% no 1.º semestre

 Os bancos portugueses registaram um aumento dos depósitos de clientes de 2,2% no primeiro semestre, para os 255,1 mil milhões de euros, tendo prosseguido o esforço de reduzir os ativos não produtivos (NPL), divulgou hoje a APB.

Depósitos nos bancos portugueses sobem 2,2% no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

13:22 - 12/10/18 por Lusa

Economia APB

Segundo a Síntese de Indicadores do Setor Bancário divulgada pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), que tem como referência os dados divulgados pelo Banco de Portugal, nos primeiros seis meses deste ano assistiu-se a um "aumento de 2,2% dos depósitos de clientes junto do setor bancário, para os 255,1 mil milhões de euros".

No primeiro semestre, refere a síntese, "o rácio NPL diminuiu para os 11,7%", destacando o "esforço que continua a ser prosseguido pelos bancos nacionais na redução dos ativos não produtivos".

Em apenas seis meses, adianta, "o setor bancário português reduziu em 4,6 mil milhões de euros o valor bruto destes ativos, que se situa agora nos 32,4 mil milhões de euros".

Comparativamente ao valor máximo atingido em junho de 2016, "o montante total de NPL reduziu-se em 18,1 mil milhões de euros".

Os dados referem que a rentabilidade do setor "registou melhorias significativas, com os bancos a atingirem resultados líquidos positivos superiores a mil milhões de euros" entre janeiro e junho deste ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório