Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Índice de Preços no Consumidor em Cabo Verde subiu para 1,1% em setembro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Cabo Verde foi de 1,1% no mês de setembro, taxa superior em 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) cabo-verdiano.

Índice de Preços no Consumidor em Cabo Verde subiu para 1,1% em setembro
Notícias ao Minuto

12:32 - 12/10/18 por Lusa

Economia IPC

No mês de setembro, o INE cabo-verdiano constatou que os aumentos mais significativos nos preços no consumidor registaram-se nos transportes (5,6%), rendas de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (2,2%).

Os acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação registaram aumentos de 2,1%, seguidos dos bens e serviços diversos (2,0%), saúde (1,9%), lazer, recreação e cultura (1,8%), do ensino (1,7%), bebidas alcoólicas e tabaco (1,5%) e hotéis, restaurantes cafés e similares (1,5%).

Em sentido contrário, o INE assinalou diminuição da taxa de variação homóloga nas classes dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-0,5%) e do vestuário e calçado (-1,5%).

Quanto aos subgrupos, as principais subidas de preços foram registadas no peixe, produtos hortícolas, inclui batata e outros tubérculos, gás - águas minerais, refrigerantes e sumos não duradouros.

Por outro lado, as principais descidas registaram-se nos transportes aéreos de passageiros, óleos e gorduras não duradouros, frutos e outros artigos e acessórios.

A nível regional, o INE notou que apenas a ilha de Santiago teve uma variação mensal positiva de 0,2%, enquanto São Vicente e Santo Antão registaram variações negativas nos preços de -0,1% e - 0,3%, respetivamente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório