Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

G20 reconhece peso das tensões comerciais na volatilidade dos mercados

Os países do G20 reconheceram hoje que as tensões comerciais dentro do grupo estão a afetar a "confiança nos mercados" e a aumentar a "volatilidade financeira", numa alusão à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

G20 reconhece peso das tensões comerciais na volatilidade dos mercados
Notícias ao Minuto

07:53 - 12/10/18 por Lusa

Economia Comércio

O responsável argentino falava numa conferência de imprensa em Bali, onde decorre até domingo a assembleia anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Dujovne sublinhou que o G20, grupo de países em desenvolvimento, "pode ter um papel de fórum na discussão, mas as diferenças persistentes devem ser resolvidas pelos países diretamente envolvidos".

Embora o ministro argentino tenha evitado mencionar diretamente Pequim e Washington, o choque comercial entre as duas potências concentrou as conversas do fórum, que junta algumas das principais economias avançadas e em desenvolvimento.

Dujovne também advertiu que o crescimento económico se tornou "mais desequilibrado" e que "alguns dos riscos discutidos no início do ano estão a começar a materializar-se".

O político citou, em particular, "a normalização da política monetária nos [países] avançados", que fez com que "as condições financeiras se ajustassem nos países emergentes, que sofreram volatilidade".

A Argentina é um exemplo claro dessas pressões financeiras. Buenos Aires teve de recorrer a um pacote de assistência de três anos do FMI, no valor de 57,1 mil milhões de dólares (49 mil milhões de euros), após a queda acentuada do peso argentino.

Da mesma forma, outras economias emergentes, como Turquia, África do Sul ou Indonésia, sofreram também a desvalorização das suas moedas perante o fortalecimento progressivo do dólar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório