Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Governo e sindicatos da Função Pública sentam-se à mesa das negociações

O Governo e os sindicatos da administração pública voltam hoje à mesa das negociações no Ministério das Finanças para continuarem a discussão sobre o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), nomeadamente aumentos salariais.

Governo e sindicatos da Função Pública sentam-se à mesa das negociações
Notícias ao Minuto

06:04 - 12/10/18 por Lusa

Economia OE2019

As três estruturas sindicais - Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), Frente Comum (da CGTP) e Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) - reivindicam atualizações salariais entre 3% e 4% para o próximo ano, mas a margem do Governo é inferior, de 50 milhões de euros no total.

As propostas iniciais do Governo apresentadas durante as negociações no parlamento situavam-se entre cinco euros, se os aumentos abrangessem todos os trabalhadores, e os 35 euros se fossem dirigidos apenas a quem ganha menos, tal como avançou a Lusa.

Os sindicatos têm a expectativa de que o Governo apresente hoje uma proposta para aumentos, exigindo uma atualização para todos os trabalhadores da administração pública e não apenas para alguns.

Na última ronda negocial com as estruturas sindicais, há uma semana, dia 4, o Ministério das Finanças avançou com uma proposta sobre outras matérias a incluir no OE2019 para a função pública, que prevê o pagamento faseado das progressões na carreira em 2019, à semelhança do que aconteceu este ano.

Segundo o documento, quem tem direito a progredir em 2019 verá o pagamento do acréscimo salarial repartido em quatro vezes até 2020 da seguinte forma: 25% em 1 de janeiro de 2019, 50% em 1 setembro, 75% em 1 de maio de 2020 e 100% em 1 de dezembro.

Ainda de acordo com a proposta, os prémios de desempenho voltam a ser possíveis no próximo ano, mas será paga apenas metade do valor. Além disso, apenas os trabalhadores que não progredirem em 2018 e 2019 poderão ter direito a prémios ou a progressões por opção gestionária.

Os sindicatos criticaram a proposta, recusando um novo faseamento das progressões em 2019.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório