Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

MUBi defende inclusão da bicicleta nas políticas de mobilidade

A MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta defendeu hoje a inclusão da bicicleta nas políticas de mobilidade no âmbito do Orçamento do Estado (OE) para 2019, através do Fundo Ambiental.

 MUBi defende inclusão da bicicleta nas políticas de mobilidade
Notícias ao Minuto

14:32 - 11/10/18 por Lusa

Economia Orçamento

Em comunicado, a MUBi avançou que desde setembro que tem tido reuniões com os grupos parlamentares na Assembleia da República, aos quais tem pedido a inclusão da bicicleta nas políticas e medidas de incentivo à mobilidade elétrica.

A associação defende que o OE para 2019 estenda o incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões às bicicletas com assistência elétrica -- no ano passado foi alargado aos carros elétricos, a motos e ciclomotores elétricos.

A MUBi refere ainda que as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2019 e a legislação subsequente passem, no âmbito dos edifícios, a incentivar a mobilidade em bicicleta, considerando a obrigatoriedade de espaço próprio para parqueamento para as mesmas.

A associação lembra ainda que as GOP 2018 já incluíram a obrigatoriedade de as novas habitações terem um ponto de carregamento para veículo elétrico.

De acordo com a MUBi, as políticas de incentivo à mobilidade elétrica "têm de ter em conta todos os modos de transporte, e não ser focadas na redução de emissões de apenas um modo, ou não ter em consideração outros problemas da sociedade como o sedentarismo da população, congestionamentos ou o uso do espaço público".

Os benefícios socioeconómicos anuais da utilização da bicicleta na União Europeia (UE) estão avaliados em mais de 500 mil milhões de euros (cerca de 3% do PIB da UE, ou 2,5 vezes o PIB de Portugal), segundo a MUBi.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório