Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2018
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Bolsas europeias em queda depois de fortes descidas nos mercados

As bolsas europeias estão em queda, seguindo as fortes descidas dos mercados asiáticos e norte-americanos, influenciados pela subida das taxas de juro nos EUA e pelas críticas do Presidente Donald Trump contra esta política.

Bolsas europeias em queda depois de fortes descidas nos mercados
Notícias ao Minuto

09:44 - 11/10/18 por Lusa

Economia Mercados

Cerca das 09:10 (hora de Lisboa), o índice STX Europe 600 recuava 1,41%, para 361,77 pontos, Londres caía 1,30%, Paris perdia 1,65%, Frankfurt estava em baixa de 1,12%, Madrid cedia 1,37%, Milão quebrava 1,34% e Lisboa descia 1,11%.

Os mercados asiáticos e europeus registavam quebras, depois de Wall Street, na quarta-feira, ter encerrado com fortes e generalizadas baixas, na sua pior sessão em oito meses, com os índices de referência a perderem mais de 3%.

A queda no mercado de Nova Iorque foi atribuída a uma derrocada no setor tecnológico em contexto de forte subida das taxas de juro.

O mercado de Tóquio fechou em baixa de 3,89% enquanto Xangai caia mais de 5% e Hong Kong perdia 4%.

Para os analistas, o comportamento das bolsas europeias está relacionado com estas quedas mas também com as preocupações acerca das relações comerciais entre os EUA e a China e alguma prudência perante anúncios de resultados de empresas.

Na quarta-feira, o Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a Reserva Federal (Fed) pela sua política de subida das taxas de juro.

"Com efeito, trata-se da correção que esperávamos há muito tempo", mas "não estou de acordo com o que a Fed está a fazer, okay!", afirmou Donald Trump.

A responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, justificou as subidas das taxas de juro dizendo que "são um desenvolvimento necessário" e "inevitável" para economias como os EUA, que regista um crescimento robusto, uma inflação a aumentar e um desemprego "extremamente baixo".

Já o preço do barril de petróleo Brent, para entrega em dezembro, abriu hoje em baixa no mercado de futuros de Londres, a valer 82,60 dólares, menos 0,7% do que no encerramento da sessão anterior.

O euro valorizou-se hoje de manhã no mercado de divisas de Frankfurt ao transacionar-se a 1,1554 dólares, contra os 1,1533 dólares observados na quarta-feira.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório