Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

FMI pede medidas para emendar o sistema comercial internacional

Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), pediu hoje colaboração "para emendar o sistema comercial atual" em vez de o "destruir" criticando o protecionismo económico dos Estados Unidos.

FMI pede medidas para emendar o sistema comercial internacional
Notícias ao Minuto

09:08 - 10/10/18 por Lusa

Economia Colaboração

"Precisamos de dar as mãos para emendar o atual sistema comercial, não para o destruir", disse Lagarde numa conferência do FMI que decorre em Bali, Indonésia.

Christine Lagarde reconheceu que o sistema comercial internacional "não é perfeito", mas considera que atingiu um enquadramento legal capaz de oferecer confiança.

A diretora do FMI falou da recente renegociação do Tratado de Comércio Livre para a América do Norte, em vigor desde 1994, entre os Estados Unidos, México e Canadá, como um bom exemplo de trabalho coletivo.

"Temos de utilizar esse impulso para transformar a tensão em reconciliação", sublinhou Lagarde, referindo-se diretamente ao presidente norte-americano, Donald Trump, que criticou recentemente a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Para Trump, a OMC deixou-se manipular pela República Popular da China.

As tensões comerciais encontram-se no centro dos debates que decorrem esta semana em Nusa Dua, Bali, entre os participantes da reunião do FMI.

No mesmo encontro, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, afirmou que "todos os países vão sofrer efeitos negativos" devido ao adiamento dos projetos de investimento o que, sublinhou, pode afetar a atividade económica.

Na terça-feira, o FMI publicou as novas projeções macroeconómicas e que indicam uma redução na expansão da economia global (3,7% em 2018 e 2019) como consequência das dúvidas provocadas pelas tensões económicas entre Washington e Pequim.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório