Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Aeroporto do Montijo "não será low cost"

O novo aeroporto do Montijo não será 'low cost' (baixo custo), mas de "qualidade fantástica de serviço" e dirigido a transportadoras com rotas "ponto a ponto", ou seja, sem correspondências, indicou hoje o presidente executivo da ANA-Aeroportos de Portugal.

Aeroporto do Montijo "não será low cost"
Notícias ao Minuto

14:47 - 09/10/18 por Lusa

Economia ANA Aeroportos

Na 6.ª conferência franco-portuguesa, que decorreu em Lisboa, num período de perguntas e respostas, Thierry Ligonnière recordou que o atual aeroporto, Humberto Delgado, vai manter o seu papel de 'hub' (plataforma de ligações aéreas), nomeadamente da TAP, enquanto a estrutura complementar prevista para o Montijo será para "ponto a ponto, para as companhias que o desejarem".

"A segregação não é no modelo económico. O Montijo será um modelo ponto a ponto e não 'low cost'. Terá uma qualidade fantástica de serviço e estará dedicado a companhias dedicadas a ponto a ponto", precisou.

À plateia, o responsável disse que ponto a ponto traduz uma viagem que tem Lisboa como destino final, sem pressupor correspondências para outros locais.

À questão sobre acessibilidades da nova estrutura para o centro da cidade, Thierry Ligonnière recordou que a escolha pelo Montijo, em detrimento de outros locais, levou em conta as distâncias e que muitas companhias aéreas fizeram saber que não queriam um aeroporto afastado da capital.

Para ligar Montijo a Lisboa estão previstos dois acessos principais, acrescentou o presidente da ANA, indicando o uso da ponte Vasco da Gama, onde haverá uma "saída específica e rápida" para o aeroporto.

O outro acesso será através do rio Tejo: uma "experiência bastante simpática para os turistas poderem chegar ao centro através de barco, num percurso muito rápido, de 15 minutos apenas".

Escusando-se a indicar, por agora, o investimento que a dona da ANA, a VINCI, fará no Montijo, a mesma fonte referiu "centenas de milhares de euros" e voltou a garantir que se mantém o calendário previsto, que aponta para a operação civil na atual base militar em 2022.

Na sua intervenção na conferência, Ligonnière voltou a mostrar a imagem do novo aeroporto e indicou a conceção prevista para permitir "circuitos curtos de circulação", até porque os aviões são rentáveis quando "estão a voar e não quando estão no solo".

O aeroporto irá privilegiar ainda a luminosidade e as tecnologias, acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório