Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Vencedores do Nobel elogiados sobre impacto de decisões a longo prazo

Os economistas portugueses destacaram o trabalho de Paul Romer e William Nordhaus, que hoje venceram o prémio Nobel da Economia, sobretudo pelo trabalho em torno do "crescimento económico" e "impactos de decisões a longo prazo".

Vencedores do Nobel elogiados sobre impacto de decisões a longo prazo
Notícias ao Minuto

19:37 - 08/10/18 por Lusa

Economia Reconhecimento

O bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho, realçou, em resposta escrita à Lusa, que "quer William Nordhaus, quer Paul Romer desenvolvem um trabalho meritório que a Academia agora reconheceu, no sentido de contribuírem para a compreensão do impacto a longo prazo das decisões, nas áreas da sustentabilidade e do bem-estar".

O bastonário destacou ainda o contributo de Nordhaus, pela "importância de avaliar científica e economicamente a questão das intervenções políticas climáticas, um tema que se encontra no epicentro das agendas políticas, económicas e sociais".

Já António Afonso, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Finanças Públicas, Economia Financeira e Macroeconomia conhece bem o trabalho de Paul Romer, que teve "alguns contributos muito interessantes para a teoria do crescimento económico", salientou.

"A ideia é que o nível de crescimento de longo prazo possa de alguma forma estar ligado a coisas tão simples como capital humano, introdução e produção de tecnologia. Essas teorias de crescimento endógeno, na prática, trazem um acréscimo ao que existia, porque tentam ligar o crescimento macroeconómico a fundamentos microeconómicos", disse o docente em declarações à Lusa.

André Silva, professor de Economia na Nova SBE (School of Business and Economics) e investigador em Macroeconomia e Finanças, afirmou que o Nobel para Romer "era esperado".

"A ideia de Romer é que o desenvolvimento das tecnologias implica ganhos crescentes para a economia. Uma invenção pode ser usada por muitas pessoas ao mesmo tempo. Há um efeito multiplicador gerado pelas invenções. Este efeito multiplicador tem o nome técnico de externalidades", salientou.

O economista explicou ainda que "há uma interseção" com William Nordhaus", porque este "tem um trabalho importante sobre a quantificação das externalidades na economia. Apesar da criação de novas tecnologias e do crescimento da economia gerar efeitos positivos, também há a geração de efeitos negativos, pois a produção maior e as novas tecnologias podem gerar efeitos como a poluição", referiu André Silva.

O docente resumiu ainda que "o trabalho de Romer enfatiza o crescimento económico através das externalidades positivas" e que "o trabalho do Nordhaus leva em conta as externalidades negativas e propõe formas de medi-las".

Também da SBE, Antonieta Cunha e Sá, professora de Microeconomia nas licenciaturas, bem como de Sustainable Growth e Global Energy Markets no mestrado de Economia, realçou a contribuição "muito importante" de Nordhaus.

O laureado "desenvolveu um modelo designado por DICE (Dynamic-Integrated Climate-Economy Model) que é um modelo global de otimização económica que junta a dinâmica do clima com a dinâmica económica com vista a identificar estratégias eficientes para controlar os efeitos negativos das alterações climáticas", explicou a docente.

"Ao permitir identificar os benefícios e custos das diferentes políticas ambientais, chama a atenção para a necessidade de selecionar aquelas para as quais os benefícios são superiores aos custos", referiu Antonieta Cunha e Sá.

O Prémio de Ciências Económicas (Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel) foi hoje anunciado pelas 10:50, hora de Lisboa.

Em comunicado, a Real Academia das Ciências sueca justifica a atribuição do 50.º Prémio Nobel da Economia a William D. Nordhaus (1941) e Paul M. Romer (1955) pelos seus trabalhos de integração da inovação e do clima ao crescimento económico.

Este prémio foi já entregue 49 vezes a 79 pessoas, mas apenas uma mulher o conseguiu alcançar, a norte-americana Elinor Ostrom, que em 2009 o dividiu com Oliver Williamson pelas suas análises sobre política económica de propriedades comuns.

Os vencedores receberão nove milhões de coroas suecas (970.000 euros), que serão entregues numa cerimónia em Estocolmo em 10 de dezembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório