Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Douro aposta em formação em enoturismo e vinhos

O Douro vai dispor de um curso em enoturismo e será dada formação específica em vinhos do Douro e do Porto nas escolas de hotelaria de todo o país, de acordo com protocolos assinados hoje, na Régua.

Douro aposta em formação em enoturismo e vinhos
Notícias ao Minuto

14:05 - 08/10/18 por Lusa

Economia Protocolo

A assinatura dos protocolos realizou-se hoje no Museu do Douro, no Peso da Régua, e inseriu-se no âmbito de uma visita de dois dias ao Douro do ministro da Economia e da secretária de Estado do Turismo.

O ministro Manuel Caldeira Cabral destacou a aposta na formação tanto em enoturismo como nos vinhos, que vai ajudar na capacitação da região para receber cada vez melhor e com mais qualidade.

Esta formação visa dar aos projetos de turismo mais pessoas capacitadas para promover a região.

"Pessoas formadas em turismo, que vão estar a receber os turistas e a mostrar-lhes os vinhos da região e com isso a valorizar um produto que faz há muitos anos a riqueza do Douro", frisou.

O protocolo assinado entre o Turismo de Portugal e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem como objetivo criar um curso de formação em enoturismo focado na região vinhateira do Douro.

Esta iniciativa envolve a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, em Lamego.

O objetivo é melhorar as competências dos profissionais que colaboram no setor vinícola (por exemplo, adegas, quintas) e terá como áreas de estudo: história do vinho e regiões vinícolas, história e estórias dos vinhos do Douro e do Porto, 'storytelling' (histórias relevantes) do produto, promoção do enoturismo, provas de vinhos e conhecimento turístico da região.

Foi também assinado um protocolo entre o Turismo de Portugal e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) para uma formação específica em vinhos produzidos na mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo.

Esta formação estará disponível para os alunos das 12 escolas de hotelaria e turismo da rede do Turismo de Portugal.

"Por um lado, a Escola de Hotelaria de Lamego vai colocar os seus estudantes a fazerem estágios e a trabalharem na região, em projetos de enoturismo, com isso a melhorar a qualidade do serviço e a capacidade de resposta desta região e o crescimento muito grande que está a haver no enoturismo", explicou o ministro.

Por outro lado, todas as escolas de turismo irão dar formação em vinhos do Douro, para que os seus alunos "saibam falar sobre os vinhos do Douro, explicar e possam ajudar a escolher".

"Esta formação vai certamente, depois, impulsionar mais vendas e maior reconhecimento da região como única e de eleição para o enoturismo a nível mundial", sublinhou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório