Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Exportações aumentaram 10%, mas importações cresceram mais no último ano

Os principais clientes e fornecedores externos de bens a Portugal continuaram a ser Espanha, França e Alemanha.

Exportações aumentaram 10%, mas importações cresceram mais no último ano
Notícias ao Minuto

11:00 - 08/10/18 por Notícias Ao Minuto

Economia INE

No ano passado as exportações cresceram 10% em comparação com o ano anterior, mas as importações foram mais longe, com um aumento de 13,1% face ao ano de 2016, de acordo com dados divulgados pelo INE, esta segunda-feira. Espanha, França e Alemanha continuaram a ser os principais clientes e fornecedores de Portugal. 

"Em 2017 as exportações de bens totalizaram 55.029 milhões de euros, o que corresponde a um aumento nominal de 10,0% face ao ano anterior (+0,8% em 2016). As importações aumentaram 13,1% (+1,8% em 2016), tendo totalizado 69.489 milhões de euros", pode ler-se no relatório da agência de estatísticas.

Mediante estes dados, significa que a balança comercial de bens atingiu um saldo negativo de 14.460 milhões de euros, o que representa um aumento do défice em 3.075 milhões de euros face ao ano anterior.

"Os principais clientes e fornecedores externos de bens a Portugal continuaram a ser Espanha, França e Alemanha. O maior défice comercial manteve-se com Espanha e o maior excedente passou a ser com os Estados Unidos, enquanto no ano anterior foi com o Reino Unido que Portugal registou o maior excedente da balança comercial", refere o INE. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório