Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Prémio Nobel da Economia atribuído a William D. Nordhaus e Paul Romer

Os dois economistas foram distinguidos pelos seus trabalhos que ligaram as alterações climáticas às atividades económicas.

Prémio Nobel da Economia atribuído a William D. Nordhaus e Paul Romer
Notícias ao Minuto

10:50 - 08/10/18 por Fábio Nunes

Economia Galardão

A Academia Sueca atribuiu o Prémio Nobel da Economia deste ano aos norte-americanos William D. Nordhaus e a Paul Romer. Os dois foram laureados pelos seus trabalhos de crescimento sustentável a longo prazo na economia global e bem-estar da população mundial. 

No ano em que se celebram 50 anos da atribuição do Prémio Nobel da Economia, a Academia Sueca premiou William D. Nordhaus pela sua pesquisa que demonstra como a atividade económica interage com a química e física básicas de forma a produzir alterações climáticas. 

Foi o primeiro a criar um modelo quantitativo para esta interação e o seu modelo é agora utilizado de forma global. 

A outra metade do Prémio Nobel de Economia foi para Paul Romer. O seu trabalho estabeleceu a base daquilo que é agora denominado como a teoria do crescimento endógeno. Esta teoria gerou novas pesquisas às regulações e políticas que encorajam novas ideias e prosperidade a longo prazo. 

O norte-americano Richard H. Thaler foi distinguido com este galardão no ano passado pelas suas contribuições para compreender o comportamento humano nas decisões económicas.

O Prémio Nobel da Economia foi o último a ser entregue pela Academia Sueca este ano. O Prémio Nobel da Literatura só será atribuído no próximo ano. A decisão de adiar este galardão surgiu na sequência do escândalo de abuso sexual e de uso indevido de dinheiro na Academia Sueca. 

Jean-Claude Arnaut, o homem no centro deste escândalo, foi condenado na semana passada a uma pena de dois anos de prisão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório