Meteorologia

  • 21 MAIO 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

Afreximbank 'dá' 1.500 milhões de dólares para industrialização de Angola

O Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) acordou com Angola um financiamento de 1.500 milhões de dólares (1.300 milhões de euros) para a importação de bens de consumo e projetos de industrialização no setor privado.

Afreximbank 'dá' 1.500 milhões de dólares para industrialização de Angola
Notícias ao Minuto

08:22 - 08/10/18 por Lusa

Economia Financiamento

De acordo com o resumo de dois despachos assinados na semana passada, e a que a Lusa teve acesso, Angola vai assinar dois acordos de financiamento com o Afreximbank, um no valor de 500 milhões de dólares, e outro no valor de mil milhões de dólares.

O primeiro, de acordo com o resumo, servirá para financiar a "importação de bens de consumo para os setores da Defesa, Interior, saúde e Segurança do Estado", enquanto o segundo servirá "para o financiamento de projetos de industrialização do país, no sector privado".

Desde 2016, o Afreximbank já financiou Angola no valor de 1.400 milhões de dólares (1.215 milhões de euros), a que se juntam mais 2.000 milhões de dólares (1.735 milhões de euros) até 2020, disse o diretor do departamento de avaliação do crédito, Samuel Loum, numa entrevista em Abuja, em julho. Na altura, adiantou ainda que 500 milhões de dólares (433 milhões de euros) seriam desembolsados ainda este ano.

O Afreximbank é um banco de apoio ao comércio, exportações e importações em África e foi criado em Abuja, em 1993. Tem um capital de mais de 10 mil milhões de dólares (8.675 milhões de euros).

Os acionistas são entidades públicas e privadas divididas em quatro classes e dele fazem parte governos africanos, bancos centrais, instituições regionais e sub-regionais, investidores privados, instituições financeiras, agências de crédito às exportações e investidores privados, além de instituições financeiras não africanas e de investidores em nome individual.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório