Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Literacia financeira: Os portugueses estão (ou não) bem informados?

O conhecimento financeiro é fundamental para a gestão do orçamento familiar, mas a maioria dos portugueses considera que não tem um bom nível de conhecimento na área, de acordo com um estudo do Observador Cetelem, divulgado esta quinta-feira.

Literacia financeira: Os portugueses estão (ou não) bem informados?
Notícias ao Minuto

11:23 - 04/10/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Observador

O estudo abordou três pontos, entre os quais, o controlo do orçamento familiar, as poupanças e preparação da reforma e, ainda, a subscrição de crédito, segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Deste modo, 42% dos inquiridos pelo Observador Cetelem consideram ter, no mínimo, um bom nível de literacia financeira. Ainda assim, regista-se uma melhoria face aos resultados de 2017, quando apenas 39% dos cidadãos assumiram ter, pelo menos, um bom nível de literacia financeira.

Na avaliação nacional destes conhecimentos financeiros, 42% dos portugueses consideram que a sociedade não está nem bem, nem mal informada; enquanto 29% observam que o conhecimento nacional destas matérias é “bom” ou “muito bom”.

Face destes valores, a maioria (53%) dos inquiridos reconhecem a importância de ser ministrada mais formação financeira e atribuem esse dever a Instituições Financeiras, ao Banco de Portugal e às Escolas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório