Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Prazo para renegociar contratos na Pietec acaba hoje

Trabalhadores em risco de desemprego na Pietec, em Santa Maria da Feira, têm de decidir até hoje às 23:59 se aceitam novo contrato em laboração contínua, continuando em greve à porta da fábrica, em protesto contra a medida.

Prazo para renegociar contratos na Pietec acaba hoje
Notícias ao Minuto

10:54 - 04/10/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Empresas

Em causa está a extinção de 41 postos laborais nessa corticeira, que propôs aos trabalhadores que transitassem para uma anunciada unidade de produção de rolhas em microgranulado mediante contratos novos que manterão o vínculo de antiguidade à empresa, mas apenas se os abrangidos aceitarem o regime de laboração contínua.

A situação, que os operários classificam de "chantagem", tem motivado uma greve que juntou hoje cerca de 40 pessoas à porta a fábrica, entre os quais dirigentes sindicais, representantes de partidos políticos e parte dos 41 trabalhadores abrangidos pelo despedimento coletivo, nomeadamente muitos dos 23 que já foram dispensados e enviados para casa sem perda de remuneração salarial.

"Há uma ou outra pessoa que vai aceitar o novo contrato e a laboração contínua, mas a larga maioria dos trabalhadores vai continuar a dizer que não", declarou à Lusa o porta-voz desses operários, Filipe Silva.

Os que não aceitarem o novo contrato entrarão na segunda-feira no processo efetivo de despedimento, que seguirá os trâmites normais consoante o tempo de serviço de cada funcionário da casa -- sendo que entre esses se incluem pessoas com cerca de cinco a 20 anos de antiguidade, inclusive trabalhadoras grávidas e outras ainda lactantes.

"Mas não é para desistir e na próxima quinta-feira vamos ter uma audiência no Ministério do Trabalho, para pedir a intervenção do Governo, já que é uma falsidade dizer que os postos laborais foram extintos quando só querem é obrigar as pessoas a aceitar a laboração contínua", afirma Alírio Martins, dirigente do Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte.

Na reunião, alertará também para a necessidade de "o Governo fiscalizar a Pietec por estar a despedir 41 pessoas quando ainda há pouco tempo foi classificada como de Potencial Interesse Nacional (PIN), por anunciar investimentos e prometer criar mais empregos".

Contactada pela Lusa, a administração da Pietec informa que, "no âmbito do processo de reestruturação, já vários trabalhadores assinaram o acordo de alteração de secção para transitarem para os setores de produção de rolhas de microgranulado".

A empresa realça que, até ao final do dia de hoje, "os trabalhadores poderão realizar de forma livre e transparente a sua escolha entre transitar para a produção de rolhas de microgranulado ou permanecerem no procedimento de despedimento coletivo, seguindo-se os trâmites legais aplicáveis".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório