Procurar

Luís Simões aposta em novo projeto para reduzir gases com efeito estufa

A Luís Simões, operador logístico, anunciou a apresentação de um novo projeto que permite medir as emissões de gases com efeito estufa (GEE) de todas as empresas do grupo.

Luís Simões aposta em novo projeto para reduzir gases com efeito estufa

© Luís Simões

Notícias ao Minuto com Lusa
06/10/2018 07:01 ‧ há 6 anos por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

GEE

De acordo com um inventário e análise efetuada pelo Departamento de Desenvolvimento Sustentável, em relação às emissões produzidas em 2017, a Luís Simões produziu 42.101 toneladas de CO2 e reduzindo as emissões de GEE da frota de camiões em mais de 16%.

A Luís Simões identificou um conjunto de ações para 2018, no sentido de reduzir as emissões de GEE, sendo que neste momento encontram-se em desenvolvimento 17 iniciativas através das quais estima uma redução de 370 toneladas de CO2/ano.

Dessas iniciativas em desenvolvimento destaca-se uma solução na área de transportes que "ajudará a atingir esse objetivo: os Gigaliners. A Luís Simões conta com dez gigaliners, que se encontram atualmente em circulação em Portugal e Espanha. A capacidade de carga de dois gigaliners é equivalente a três camiões convencionais, o que contribui para a redução do consumo de combustível e das emissões de GEE. A utilização destes veículos permite a redução de emissões em aproximadamente 144 toneladas de CO2e/ano". 

A frota do operador "possui 97% de veículos com motores Euro V e VI e apenas 3% de motores Euro III e IV", tendo a Luís Simõe investido, no ano passado, "na aquisição de 300 semirreboques – com vista a desenvolver uma frota moderna, mais económica e segura".

"Com a renovação da frota pretende-se aumentar a eficiência dos veículos, juntamente com os ajustes necessários para minimizar o atrito e, assim, reduzir o consumo de combustível e emissão de GEE", destaca o operador.

Já na área de logística, "estima-se um decréscimo de 153 toneladas de CO2e/ano, destacando-se as iniciativas destinadas à eficiência energética nos armazéns. A eficiência energética é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade do grupo LS, que continua a trabalhar em ações que permitam atingir a meta de redução das emissões de GEE em 2019".

A Luís Simões acredita que "o futuro reside na adoção de soluções responsáveis, com maior eficiência em termos de consumo de energia, e que contribuam para um meio ambiente mais sustentável e neutro em carbono". 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10