Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PSI20 segue em alta alinhado com a Europa com Galp a liderar ganhos

A bolsa de Lisboa segue hoje em alta, alinhada com a tendência das principais congéneres europeias, com as ações da Galp a liderarem os ganhos.

PSI20 segue em alta alinhado com a Europa com Galp a liderar ganhos
Notícias ao Minuto

09:30 - 04/10/18 por Lusa

Economia Mercado

Pelas 08:50 (hora de Lisboa), o índice português de referência, o PSI20, seguia a avançar 0,36% para 5.275,28 pontos, com seis ações positivas, duas inalteradas (Ibersol e Ramada Investimentos) e 10 negativas.

A Galp puxava pelos ganhos, com uma subida de 1,21% para 17,16 euros, seguida da Mota Engil, que avançava 0,49% para 2,035 euros.

O BCP avançava, por sua vez, 0,04% para 0,2454 euros.

A Jerónimo Martins e a Pharol eram as ações que mais desciam, recuando 1,06% e 0,98% para 11,705 e 0,1616 euros.

A EDP perdia também 0,97% para 3,17 euros.

Lisboa seguia alinhada com as principais bolsas europeias, que estavam hoje em baixa, com os investidores pendentes dos máximos, de 3,2%, que registam as obrigações dos EUA a dez anos.

As obrigações dos Estados Unidos subiram para máximos, de 3,2%, depois da publicação de indicadores macroeconómicos dos Estados Unidos.

Entretanto, os investidores vão continuar atentos a Itália, depois de o Governo italiano ter reduzido a previsão do défice para o próximo triénio, inicialmente situado em 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), tal como exigiam os parceiros da coligação no Governo, a Liga e especialmente o Movimento Cinco Estrelas, para 2,1% em 2020 e 1,8% em 2021.

O Governo italiano tomou esta decisão depois de ter anunciado, na semana passada, um quadro macroeconómico que estabelecia o objetivo do défice em 2,4% do PIB para os três próximos anos, que despertou a crítica da Europa e um aumento da pressão sobre os juros da dívida nos mercados nos últimos dias.

Os preços do petróleo, que nos últimos dias subiram para níveis acima da barreira dos 85 dólares por barril, estavam hoje a cair.

O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro abriu hoje em baixa, a cotar-se a 84,12 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,19% do que no encerramento da sessão anterior e depois de ter estado acima dos 85 dólares durante a sessão da véspera.

A subida da cotação do petróleo para máximos desde novembro de 2014 ocorreu depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter decidido não aumentar os seus objetivos de produção de forma imediata, apesar das pressões dos Estados Unidos.

Além da subida do preço do petróleo, devido ao temor de um corte da oferta mundial, os investidores continuam também atentos ao Reino Unido, tendo em conta que as negociações do 'Brexit' não avançam.

O recrudescimento da guerra comercial entre Washington e Pequim, com a entrada em vigor das novas taxas aduaneiras nos dois países, é outra das preocupações dos investidores.

A nível cambial, o euro abriu em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1468 dólares, contra 1,1538 dólares na quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório