Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

BCE reduz para metade programa de compra de ativos a partir de hoje

O Banco Central Europeu (BCE) reduz a partir de hoje o ritmo do seu programa de compra de ativos, que passa para 15 mil milhões euros mensais, antes de terminar no fim do ano.

BCE reduz para metade programa de compra de ativos a partir de hoje
Notícias ao Minuto

08:39 - 01/10/18 por Lusa

Economia Mercado

O programa alargado de compra de dívida do BCE foi anunciado no início de 2015 para impulsionar a economia e evitar a deflação na zona euro.

Inicialmente, abrangia apenas a compra de obrigações emitidas pelos Estados, mas em meados de 2016 passou a incluir também aquisições de dívida de empresas.

No fim de 2016 passou de 80 mil milhões de euros mensais de aquisições para 60 mil milhões e depois em janeiro passado foi reduzido para os 30 mil milhões, volume que se manteve até finais de setembro, mas o processo de redução progressiva dos estímulos vai continuar.

Agora, a partir de outubro, a compra de dívida pública e privada é reduzida para metade (15 mil milhões de euros), terminando no final de dezembro, caso os dados disponíveis confirmem as perspetivas de inflação a médio prazo, indicou em junho a instituição liderada por Mario Draghi.

No entanto, o BCE vai continuar ativo no mercado após o fim de 2018, renovando os títulos de dívida vencidos "durante um período prolongado após o termo das aquisições líquidas de ativos", indicou a instituição.

O 'stock' de obrigações de Estado e de empresas, que deve estar próximo de 2,6 biliões de euros no fim dezembro, será mantido para evitar um ajustamento demasiado precoce das condições financeiras.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório