Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Vai comprar online? Tome nota destas dicas para o fazer em segurança

Para garantir que as compras através da Internet são realizadas em segurança, há alguns passos que deve seguir.

Vai comprar online? Tome nota destas dicas para o fazer em segurança
Notícias ao Minuto

06:46 - 01/10/18 por Notícias Ao Minuto

Economia BdP

Cada vez mais são realizadas compras online, especialmente por parte dos mais jovens. No âmbito da campanha '#ficaadica', o Banco de Portugal (BdP) divulgou um conjunto de dicas que pretende auxiliar este processo e, ao mesmo tempo, garantir segurança. 

De acordo com a informação disponibilizada pelo supervisor, antes de mais importa que o cliente se informe antes de comprar. Neste processo, devem ser cumpridos os seguintes passos: procurar informações sobre o vendedor, verificar a segurança do site ou da app, adotar os procedimentos de segurança habituais para proteger o computador, tablet ou telemóvel e ler os termos e condições. 

Depois, é importante optar por um método de pagamento seguro. Neste passo, o BdP recomenda uma das seguintes formas de pagamento: referência mutibanco, cartões vituais (como o MBNet) ou instrumentos de pagamento com segurança acrescida (como os cartões com 3D Secure, por exemplo). 

Por fim, recomenda o supervisor, é importante que guarde os registos da compra efetuada, "incluindo informação sobre o vendedor". Após a compra deve também verificar na conta bancária que os movimentos realizados correspondem às aquisições efetuadas. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório