Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Clima Económico moçambicano regista quarta queda consecutiva

A confiança empresarial na economia baixou no mês de agosto em Moçambique, pela quarta vez consecutiva, de acordo com o mais recente boletim do Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano, consultado hoje pela Lusa.

Clima Económico moçambicano regista quarta queda consecutiva
Notícias ao Minuto

19:04 - 30/09/18 por Lusa

Economia Indicador

"A confiança empresarial na economia, expressa pelo Indicador do Clima Económico (ICE), registou uma diminuição ligeira em agosto", lê-se no documento, situando-se o índice em 96,8 face a um valor de 101,5 em julho.

"Contribuíram para este facto a deterioração do indicador de 'expectativa de emprego', que ocorre há mais de três meses, bem como a ligeira diminuição do indicador de 'expectativa de procura' face ao mês anterior", acrescenta o INE.

Setorialmente, o resultado deveu-se à avaliação mais pessimista dos setores da produção industrial, construção, serviços não financeiros e de comércio, por oposição a respostas mais otimistas das atividades de alojamento, restauração e similares, transportes e armazenagem.

Os indicadores de Confiança e de Clima Económico constituem uma publicação mensal sobre a conjuntura económica de Moçambique, compilada com base no inquérito mensal de conjuntura realizado pelo INE às empresas do setor não financeiro.

"O estudo expressa a opinião de agentes económicos acerca da evolução e perspetiva da sua atividade, particularmente sobre emprego, procura, encomendas, preços, produção, vendas e limitações de atividade", explica o INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório