Procurar

Programa de capacitação de empresários do Turismo arranca em Portalegre

O programa de capacitação de empresários do setor do Turismo vai arrancar no próximo dia 09 de outubro, em Portalegre, informou hoje a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Programa de capacitação de empresários do Turismo arranca em Portalegre

© Global Imagens

Lusa
27/09/2018 13:56 ‧ há 6 anos por Lusa

Depois de apresentar o programa na sua intervenção na IV Cimeira do Turismo Português, a decorrer em Lisboa, a governante explicou aos jornalistas ser um projeto que vai incluir "várias dimensões, desde logo o digital".

"É fundamental, cada vez mais, que toda a oferta turística esteja capacitada para saber aproveitar o melhor possível o digital, mas também em termos de 'marketing', recursos humanos e partilha de informação sobre os instrumentos disponíveis", disse.

O programa acontecerá em todo o país, em parceria com associações do setor, e incluirá também partilha de boas práticas, questões de sustentabilidade e aspetos financeiros disponíveis, possibilitando nomeadamente um alinhamento sobre os trabalhos que estão a ser executados.

Nesta aposta em termos de recursos humanos, a governante enumerou ainda a nova rede de técnicos de Turismo em todas as câmaras municipais e o programa de valorização dos trabalhadores.

Questionada sobre se há um prazo para o objetivo referido esta manhã, na cimeira, de o Turismo em Portugal valer 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, ou seja, igualar, pelo menos, a média europeia, Ana Mendes Godinho indicou: "O meu grande objetivo é duplicar a receita até 2027".

A sessão da manhã da cimeira do Turismo foi encerrada pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que argumentou que o setor "cresceu muito e cresceu bem" no país face ao aumento da receita da época baixa e "espalhando-se em todo o território".

O ministro indicou a abertura de novos financiamentos, sobretudo destinados ao interior, que passam por uma linha de qualificação da oferta e por um fundo imobiliário.

Durante a manhã, o comissário europeu para a Ciência e Inovação, Carlos Moedas, afirmou ser "menos reconhecido" que no Turismo se tem demonstrado que os centros da inovação não são nem o produto, nem o serviço, mas o cliente e a experiência".

"E que o centro da inovação passa tanto pela inovação tecnológica como pela inovação no modelo e na forma de agir", acrescentou o responsável, notando que "atores mais bem-sucedidos" do Turismo são os que se "diferenciam por criar uma experiência e não um serviço".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10