Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Enganou-se a fazer uma transferência bancária? Eis como cancelar

É uma situação frequente, mas há formas de a reverter.

Enganou-se a fazer uma transferência bancária? Eis como cancelar
Notícias ao Minuto

07:43 - 27/09/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

Já lhe aconteceu enganar-se a inserir o IBAN do destinatário e fazer uma transferência bancária por engano para outra pessoa? Pois bem, esta situação é mais frequente do que o que se pensa, mas também há formas de a contornar. 

Isto, porque existem mecanismos de segurança, que evitam a movimentação do dinheiro para um beneficiário que não seja aquele que pretendemos. 

Em primeiro lugar, importa salientar que as transferências bancárias podem ser feitas ao balcão, através do multibanco ou pelo homebanking. 

Apercebeu-se logo? Se fez a transferência através dos canais digitais do banco e se apercebeu logo de um erro, saiba que a pode cancelar de imediato, "uma vez que as transferências não são efetivadas de imediato, existindo um período de tempo em que é possível reaver o seu dinheiro", esclarece a plataforma ComparaJá.pt

Para resolver este problema deve, por isso, entrar em contacto o mais rápido possível com a sua instituição financeira de modo a reverter a situação. 

E se não se apercebeu do erro? Também pode acontecer inserir mal um algarismo mas não se aperceber de imediato. 

"Neste caso, não se trata exatamente de cancelar uma transferência bancária, mas sim de uma devolução do montante enviado erradamente para um destinatário. O primeiro passo é contactar imediatamente a entidade financeira quando se aperceber do erro", explica a plataforma. 

O procedimento é o seu banco entrar em contacto com a pessoa que recebeu por engano a sua transferência. "Se tudo correr bem, o recetor do valor irá devolver o dinheiro sem quaisquer problemas e a questão ficará resolvida. Mas é ainda possível que o beneficiário não aceite devolver o montante em causa e, assim, terá de recorrer à via judicial", conclui.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório