Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Publicado diploma que aumenta o limite do gasóleo para 35 mil litros

O diploma que aumenta, de 30 para 35 mil litros, o limite anual de abastecimento de gasóleo profissional para transporte de mercadorias foi hoje publicado com efeitos retroativos a 01 de janeiro.

Publicado diploma que aumenta o limite do gasóleo para 35 mil litros
Notícias ao Minuto

10:55 - 26/09/18 por Lusa

Economia Profissão

"O presente regime apenas é aplicável aos abastecimentos até ao limite máximo de 35.000 litros por viatura abrangida", lê-se na portaria hoje publicada em Diário da República.

A subida do limiar de reembolso parcial do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) sobre aquele combustível tinha sido reivindicada pelos camionistas e foi conseguida, no início de junho, por acordo entre a Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e o Governo, mas abaixo dos 50 mil litros reivindicados pela ANTRAM.

O desconto só se aplica ao transporte pesado de mercadorias realizado em camiões com 35 toneladas, ou mais, e tinha desde 2016, quando o projeto começou de forma experimental, o limite anual de abastecimento de 30 mil litros de combustível, agora aumentado em 5 mil litros.

No final do primeiro semestre do ano passado, segundo dados divulgados pelo Governo, o regime de gasóleo profissional contava com a adesão de 1.955 empresas que fizeram cerca de 4,7 milhões de abastecimentos e recuperado cerca de 7,7 milhões de euros de reembolsos do ISP.

O regime de gasóleo profissional começou em 2016 como projeto experimental -- aplicado em postos de abastecimento de quatro zonas fronteiriças - mas em janeiro do ano passado foi alargado a todo o território nacional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório