Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Subida dos preços do petróleo pode ter impacto na economia global?

Receios começaram a surgir após o preço do barril do petróleo ter superado os 82,16 dólares.

Subida dos preços do petróleo pode ter impacto na economia global?
Notícias ao Minuto

10:14 - 26/09/18 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Mercado

A economia global pode ser penalizada caso os preços do petróleo voltem a superar o patamar dos 100 dólares por barril, de acordo com especialistas citados pelo Guardian. Estes receios surgem depois de os preços terem subido acima de 82,16 dólares por barril.

O crescimento das economias emergentes pode ser penalizado pelo aumento dos preços, uma vez que causaria pressões inflacionistas que poderiam levar a um aumento das taxas de juro, refere o jornal, citando a PetroMatrix. Ainda, estes países podem ser forçados a reduzir os impostos sobre o petróleo, penalizando os défices orçamentais.

O preço da matéria-prima tem subido desde a semana passada, altura em que os principais produtores de petróleo disseram que não planeavam aumentar a produção.

Em máximos desde 2014

O barril de petróleo Brent superou hoje os 82 dólares no mercado de futuros de Londres e mantém-se em máximos desde 2014, devido ao medo dos investidores de uma queda da oferta global. Em linha com as bolsas internacionais, o Brent mantém desde há dias uma tendência para a alta num ambiente de grande volatilidade pelo medo dos investidores das tensões no mercado.

O preço do petróleo subiu devido a uma possível descida do fornecimento de petróleo quando em novembro forem aplicadas as sanções dos Estados Unidos contra o Irão, que o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou na terça-feira aumentar ainda mais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório