Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

OE2019: Quercus quer IVA de 6% nos serviços energéticos

A organização ambientalista Quercus apela ao Governo e aos partidos com assento parlamentar para que reduzam o IVA nos serviços visando a eficiência energética, o que pode diminuir o consumo até mil milhões de euros.

OE2019: Quercus quer IVA de 6% nos serviços energéticos
Notícias ao Minuto

18:58 - 25/09/18 por Lusa

Economia Associação

A Quercus entende que reduzir o IVA de 23% para 6% na prestação de serviços de eficiência energética, no próximo orçamento do Estado, vai incentivar entidades públicas e privadas a optarem por projetos de eficiência, seja na iluminação pública seja nos edifícios, e motivará os grandes consumidores a reduzir a fatura.

Além de que, diz a associação em comunicado, a medida pode representar uma redução de emissões em quatro milhões de toneladas de dióxido de carbono, e criar mais de 500 empregos diretos e 1.000 indiretos.

"O que defendemos é baixar o IVA nos serviços prestados pelas empresas de serviços energéticos ", porque "um IVA a 23% faz a diferença entre um negócio ser apetecível ou não, para entidades públicas e privadas", explicou à Lusa o presidente da Quercus, João Branco.

O responsável disse à Lusa que a organização vai contactar os grupos parlamentares para os sensibilizar para a questão.

A Quercus propõe também a redução do IVA para 6% em todos os serviços e equipamentos de produção de energia renovável que os cidadãos possam instalar em casa (painéis solares por exemplo), para promover o autoconsumo e a microgeração.

A Quercus salienta que a fatura da energia diminui através da eficiência energética e lembra que foram criadas, nesse sentido, as "Empresas de Serviços Energéticos", que substituem o papel dos grandes consumidores e fazem os investimentos em tecnologias mais eficientes.

Como lembra a criação em 2011 do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (ECO AP), para chegar a 30% da eficiência energética nos organismos e serviços da administração pública até 2020.

De então para cá, diz a Quercus, apenas cinco municípios concretizaram projetos abrangentes de eficiência energética para iluminação pública através do ECO AP. E além de reduzirem a emissão de gases ainda pouparam mais de 30 milhões de euros.

E os projetos para edifícios públicos ainda são em menor quantidade, disse João Branco, salientando que baixando o IVA para este setor poderia fazer grande diferença.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório