Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

"Portugal não acusa travões no turismo", diz o jornal El País

Apontando várias razões para o crescimento do setor turístico em Portugal, o jornal espanhol também não deixa de salientar a lotação do aeroporto de Lisboa.

"Portugal não acusa travões no turismo", diz o jornal El País
Notícias ao Minuto

08:15 - 25/09/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Reportagem

O 'boom' do turismo em Portugal volta a ser notícia lá fora. Desta vez, foi o jornal espanhol El País que 'pegou' no assunto para comparar o aumento das receitas turísticas, que continua a verificar-se por cá, aos sinais de "esgotamento" que o setor começa a mostrar em terras vizinhas. 

Citando os dados das receitas turísticas até julho, o jornal espanhol diz que se continuarmos assim até ao final do ano, estamos no rumo para registar o quinto ano consecutivo com crescimento na ordem dos dois dígitos. 

Ora, o El País foi tentar saber o segredo desta receita junto da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. "Nós não queremos ser um destino massificado, mas sim [um destino] sofisticado, inovador e sustentável". 

As estimativas falam por si: somos um país com cerca de 10,3 milhões de residentes e vão passar por cá 25 milhões de turistas este ano. 

Outra das razões apontadas pelo jornal para este crescimento prende-se com a diversidade do território, desde as praias do Algarve até ao "turismo urbano de fim de semana", principalmente em Lisboa e no Porto. Além disso, o facto de terem sido introduzidas novas rotas aéreas também contribuiu. 

Mas também há problemas. Um deles, identificado pelo jornal, é a lotação do aeroporto de Lisboa, que representa um travão ao crescimento turístico. "Absolutamente saturado, o setor das viagens estima que deixam de entrar [cá] milhões de pessoas porque não há espaço para mais aviões", escreve o jornal. 

[Título da notícia corrigido às 14h58]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório