Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Objetivos orçamentais vão ser cumpridos", garante Mário Centeno

Em resposta aos números do défice do primeiro semestre, divulgados esta sexta-feira pelo INE, Centeno garante que vai cumprir os números previstos no Orçamento do Estado para 2018.

"Objetivos orçamentais vão ser cumpridos", garante Mário Centeno
Notícias ao Minuto

12:53 - 21/09/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Centeno

"Os objetivos orçamentais vão ser cumpridos", garantiu o ministro das Finanças português, Mário Centeno, naquela que é a primeira reação aos números do défice em contas nacionais, divulgados esta sexta-feira pelo INE. Até junho, o défice situou-se nos 1,9%, ainda acima da previsão do Governo para o conjunto do ano, que é de 0,7%.

Em conferência de imprensa, o ministro das Finanças português salientou que os números agora conhecidos fragilizam três ideias sobre a economia portuguesa. A primeira é que "não houve uma desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016", corrigiu Centeno, justificado com os números divulgados.

Depois, a ideia de que as "cativações impedem o crescimento do investimento público" também se torna frágil, disse Centeno, argumentando que o "valor do investimento publico em 2017 foi superior aos objetivos do Governo". 

O terceiro ponto destacado pela tutela é que a "ideia de que o défice em 2017 foi conseguido à custa de menor investimento público é mentira", referiu o representante português. 

Ora, aplaudindo os números do défice e mantendo a promessa de que o Goveno vai cumprir os objetivos estabelecidos no Orçamento do Estado para 2018, o responsável aproveitou ainda para deixar um conselho

"Aqueles que continuam cativos do passado devem atualizar rapidamente a informação: estes são os dados que trazem as boas notícias para o país e são os dados que revelam o esforço que os portugueses têm feito para a recuperação”, disse Mário Centeno, em declarações transmitidas pela RTP3.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório