Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Crescimento da zona euro desacelera em setembro

O crescimento económico da zona euro desacelerou em setembro devido, principalmente ao setor industrial que recuou pela estagnação das exportações, segundo uma estimativa da IHS Markit.

Crescimento da zona euro desacelera em setembro
Notícias ao Minuto

12:23 - 21/09/18 por Lusa

Economia Markit

A estimativa do Índice PMI (Purchasing Managers' Index) composto da atividade total da zona euro da IHS Markit caiu para 54,2 pontos em junho, menos três décimas do valor registado em agosto e o número mais baixo dos últimos quatro meses.

A IHS Markit sublinha que a Alemanha e a França foram os países onde o crescimento mais desacelerou apesar das taxas de crescimento nos dois países terem superado a média europeia.

Os dados da atividade em setembro avançados hoje pela IHS Markit indicam que o volume de novas encomendas foi o mais fraco desde outubro de 2016 e que as encomendas pendentes também aumentaram a um ritmo mais lento.

Contudo, a informação dos questionários da IHS Markit mostra que o crescimento do emprego foi mais resistente e que por isso continua próximo dos máximos dos últimos 18 anos.

O economista chefe da IHS Markit, Chris Williamson, sublinhou num comunicado que as guerras comerciais, o 'Brexit', o enfraquecimento da procura internacional, a crescente aversão ao risco, a redução das existências e a ascendente incerteza política contribuíram para a desaceleração do crescimento da atividade total em setembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório