Meteorologia

  • 19 DEZEMBRO 2018
Tempo
MIN 6º MÁX 10º

Edição

INE divulga hoje défice orçamental do 1.º semestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga hoje o défice orçamental do primeiro semestre deste ano e a segunda notificação do défice de 2017.

INE divulga hoje défice orçamental do 1.º semestre
Notícias ao Minuto

06:34 - 21/09/18 por Lusa

Economia OE2018

No primeiro trimestre deste ano, o défice orçamental foi de 434,3 milhões de euros, o correspondente a 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB), inferior ao registado no mesmo período de 2017.

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estimou, no início deste mês, que o défice orçamental, em contabilidade nacional, que é o que interessa a Bruxelas, tenha atingido 1,6% do PIB no primeiro semestre, abaixo do registado no mesmo período do ano passado.

O maior contributo para a diminuição do défice, segundo a UTAO, vem das medidas de natureza temporária, depois de no primeiro semestre de 2017, ter havido a operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos. Por outro lado há a considerar a operação de recapitalização do Novo Banco, no segundo trimestre, no valor de 792 milhões de euros, através do Fundo de Recapitalização.

A UTAO considera, contudo, que "o resultado orçamental do primeiro semestre não coloca em risco o cumprimento do objetivo anual, atendendo a que o desvio desfavorável reflete, em grande medida, o efeito da operação de recapitalização do Novo Banco, embora existam riscos ascendentes em torno da execução orçamental na segunda metade do ano".

No Orçamento do Estado para 2018, o Governo apresentou uma estimativa de défice orçamental de 1% do PIB no conjunto deste ano. Já no Programa de Estabilidade 2018-2022, reviu a meta do défice para 0,7% do PIB para este ano, o que motivou críticas dos parceiros parlamentares.

Esta quinta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) reviu em baixa a estimativa do défice para 0,5% para 2018, inferior ao previsto pelo Governo.

Também hoje, o INE vai divulgar a segunda notificação do défice de 2017, confirmando ou revendo o valor conhecido em março.

Em 26 de março, o INE disse que o défice orçamental de 2017 ficou nos 3% do Produto Interno Bruto (PIB), incluindo a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas que teria sido de 0,9% sem esta operação.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório