Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Já é possível fazer transferências imediatas, mas só para alguns

Entre os principais bancos, por exemplo, a Caixa Geral de Depósitos esclareceu que ainda não tem este serviço disponível. Por outro lado, o BCP e o Santander já disponibilizam este serviço.

Já é possível fazer transferências imediatas, mas só para alguns
Notícias ao Minuto

09:47 - 20/09/18 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia BdP

Já é possível fazer transferências bancárias imediatas entre os bancos que sejam aderentes a este sistema, segundo anunciou o Banco de Portugal (BdP) na quarta-feira. Porém, tendo em conta que a adesão é voluntária, há ainda quem não disponibilize este serviço.

Entre os principais bancos que operam cá, o Santander e o BCP já têm esta solução disponível. 

"O Santander já disponibiliza o serviço de Transferências Imediatas. Os fundos passam a estar disponíveis na conta do beneficiário, no máximo em 10 segundos", disse o banco num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

À agência Lusa, o BCP disse que foi dos "um dos primeiros bancos a aderir ao subsistema" que está disponível quer para particulares quer para empresas.

Já a Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda não tem este serviço disponível. Fonte oficial do banco público disse à Lusa que "está a trabalhar uma solução de pagamentos imediatos" e que comunicará aos clientes "logo que ela estiver operacionalizada".

Uma outra solução

Em Portugal, já há atualmente um sistema de transferências imediatas, o MB Way, com transferências na hora através de uma 'app' [aplicação] no telemóvel, contando já com mais de 800 mil aderentes.

Contudo, o MB Way só funciona entre cartões da rede Multibanco, enquanto o sistema de transferências imediatas permite que haja transferências entre cartões de qualquer banco, desde que os bancos sejam aderentes.

Um sistema europeu

Este sistema para já funciona apenas em Portugal, mas a ideia é que esta solução seja integrada com outros sistemas europeus de transferências imediatas. O Banco Central Europeu (BCE) está a trabalhar no desenvolvimento de um sistema de pagamentos imediatos à escala europeia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório