Meteorologia

  • 17 DEZEMBRO 2018
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 12º

Edição

Regras sobre a tarifa social da água não são uniformes, alerta a DECO

A adesão dos municípios à tarifa social da água é voluntária. De acordo com a DECO, 99 municípios não a aplicam em nenhum serviço. Conheça qual é o caso do seu município.

Regras sobre a tarifa social da água não são uniformes, alerta a DECO
Notícias ao Minuto

08:00 - 20/09/18 por Beatriz Vasconcelos 

Economia Despesas

A tarifa social da água veio aliviar a fatura da água, mas não o suficiente. O alerta é da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) porque considera que não existem regras claras, nem uniformes, não aliviando o peso económico suportado pelas famílias carenciadas.

"O problema é que a tarifa social, em muitos casos, não alivia o peso económico das famílias carenciadas. Não existem regras claras e harmonizadas: igualdade no acesso, fixação de uma média de consumo realista (os habituais 10 m³ são uma forma enviesada de restringir o acesso, dado uma família consumir em média 15 m³) e assegurar a abrangência da tarifa aos três serviços − água, saneamento e resíduos sólidos urbanos", adianta a DECO, numa nota divulgada no seu site.

A adesão dos municípios à tarifa social da água é voluntária, mas a partir do momento em que as autarquias a adotam são livres de incluir outros critérios, desde que não contrariem os já estabelecidos por lei.

De acordo com a associação, há seis autarquias que cobram valores acima dos 50 euros na fatura total da água - que inclui o abastecimento, o saneamento e os resíduos. A Covilhã tem a fatura mais pesada (56,19 euros), seguindo-se o Fundão (54,64), Espinho (53,96), Trofa (52,35), Gondomar (52,24) e Santo Tirso (51,02). Estes valores, saliente-se, são sem IVA. 

E no seu município?

A tarifa social é recomendada, desde 2009, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), mas nem todos os municípios aderiram ao 'programa'.

De acordo com a DECO, cerca de 166 municípios aderiram para a água, 99 para o saneamento e 27 para os resíduos. Porém, das 383 câmaras, há 99 que não aplicam a tarifa social a nenhum dos serviços em cima mencionados, de acordo com contas divulgadas pela associação. 

Pode consultar as tarifas que são cobradas no seu município através deste link

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório