Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Build the City debate como combater especulação imobiliária em Lisboa

A Build the City, uma associação não-governamental, promove, na quinta-feira, uma conferência sobre os desafios que Lisboa atravessa na atualidade, debatendo como combater a especulação imobiliária e aumentar os habitantes no centro da cidade, foi hoje anunciado.

Build the City debate como combater especulação imobiliária em Lisboa
Notícias ao Minuto

19:51 - 19/09/18 por Lusa

Economia Associação

A Build the City tem vindo a refletir sobre as oportunidades e riscos do aumento do turismo em Lisboa e, através desta iniciativa, vai sugerir "formas de resolver os grandes desafios" que atravessa, avançou à agência Lusa um dos membros da associação, Duarte de Lima Mayer.

Para a associação, a especulação imobiliária e a perda de população é um dos principais problemas do centro da cidade.

"Neste momento há uma discussão em curso sobre o imobiliário e sobre a evolução dos preços da habitação em Lisboa. O preço por metro quadrado está a subir bastante e isso coloca alguns desafios, até porque, desde os anos 90 que a cidade está a perder população. Começou pela dispersão territorial para os subúrbios e, neste momento, é difícil inverter a tendência", explicou.

De acordo com o responsável, as freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior, em Lisboa, correspondem a 8,8% do total de alojamento local do país e, só na freguesia da Misericórdia, "saíram duas mil pessoas nos últimos quatro anos".

Neste sentido, Duarte de Lima Mayer referiu que a nova lei do alojamento local, aprovada em agosto e que entrará em vigor em outubro, será um "mecanismo de correção ao investimento imobiliário".

A nova lei prevê que as autarquias possam criar áreas de contenção, onde poderão ser fixadas quotas tendo em conta os limites percentuais em proporção dos imóveis disponíveis para habitação, o que poderá acontecer por freguesia ou por bairros.

"É importante introduzir este mecanismo de correção e tentar limitar o alojamento local nestes locais para permitir que haja mais habitação", explicou.

Duarte de Lima Mayer defendeu, assim, o envolvimento da câmara municipal, mas também a criação de uma política governamental, que envolva "questões de ordem fiscal", permitindo "que mais pessoas possam aceder à habitação".

Além disso, apontou que o mercado imobiliário tem "que se reorganizar".

"Noutros países tem havido outras formas de habitação, como a coabitação, o que poderá ser interessante para trazer jovens para a cidade. São residências onde os estudantes e novos profissionais podem ter quartos constituídos em propriedade horizontal, ou seja, a pessoa pode comprar uma fração dentro de um edifício e pode partilhar zonas comuns com outras pessoas", explicou.

Esta é uma medida, que, a seu ver, poderá ajudar "a baixar os custos da habitação", o que já é comum noutros países.

"Nós não nos podemos iludir, os centros das cidades são caros e nem toda a gente tem a possibilidade de viver no centro, mas é importante promover a diversidade. Nós não podemos ter uma cidade só para turistas, isso mata a cidade", frisou.

No programa do evento, que se realiza no British Council, em Lisboa, destaca-se a intervenção de Charles Landry, um consultor internacional sobre o futuro das cidades, autor do conceito "cidade criativa" e fundador da rede colaborativa 'Cities under Pressure".

Duarte de Lima Mayer realçou também a apresentação da vereadora da Cultura e Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto (PS), que vai abordar a hospitalidade da cidade de Lisboa.

"Nós queremos aprofundar esta ideia, de que Lisboa é uma cidade aberta ao mundo, que é acolhedora e que sabe receber a diferença", explicou.

A Build the City foi fundada em 2017 e está ligada à Cities under Pressure.

Esta será a terceira conferência promovida este ano pelas duas entidades, depois de Berlim (Alemanha) e Amesterdão (Holanda), onde debateram estratégias para potenciar os efeitos positivos e minimizar os impactos negativos do turismo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório