Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2018
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 17º

Edição

Transferências imediatas de dinheiro entre bancos disponíveis em Portugal

As transferências imediatas de dinheiro em Portugal já são possíveis desde esta terça-feira entre quaisquer contas desde que os bancos sejam aderentes deste sistema, divulgou hoje o Banco de Portugal.

Transferências imediatas de dinheiro entre bancos disponíveis em Portugal
Notícias ao Minuto

14:26 - 19/09/18 por Lusa

Economia Banco de Portugal

Este sistema, regulado pelo Banco de Portugal e com plataforma da SIBS, permite que as transferências demorem no máximo dez segundos, em vez de pelo menos um dia, o que até aqui só era possível através do serviço MB Way. Em cada operação podem ser transferidos até 15 mil euros.

A adesão ao sistema é voluntária por parte dos bancos, pelo que há alguns que ainda não oferecem o serviço.

Este serviço de transferências imediatas não está disponível nas caixas automáticas Multibanco.

A Lusa contactou hoje os maiores bancos para saber se disponibilizam o serviço, em que canais (presenciais ou digitais, portal do banco ou 'homebanking') e o valor que cada um cobrará pelo serviço.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda não tem este serviço disponível. Fonte oficial do banco público disse que este "está a trabalhar uma solução de pagamentos imediatos" e que comunicará aos clientes "logo que ela estiver operacionalizada".

O Santander Totta informou que "já disponibiliza o serviço de transferências imediatas" e que "os clientes já podem iniciar este tipo de pagamentos em qualquer dos canais oferecidos pelo Santander". o banco não informa dos custos.

Por fim, o BCP disse que foi dos "um dos primeiros bancos a aderir ao subsistema" que está disponível quer para particulares quer para empresas.

Sobre o preçário, disse apenas que "o Millennium bcp praticará condições de preço competitivas adequadas e competitivas".

Em comunicado hoje divulgado, o Banco de Portugal disse esperar "um gradual aumento de cobertura e amplitude ao longo dos meses subsequentes, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado".

Este sistema para já funciona apenas em Portugal, mas a ideia é que esta solução seja integrada com outros sistemas europeus de transferências imediatas.

O Banco Central Europeu (BCE) está a trabalhar no desenvolvimento de um sistema de pagamentos imediatos à escala europeia.

Em Portugal, já há atualmente um sistema de transferências imediatas, o MB Way, com transferências na hora através de uma 'app' [aplicação] no telemóvel, contando já com mais de 800 mil aderentes.

Entre janeiro e agosto deste ano houve transferências no valor de 3,5 milhões de euros através do MB Way.

Contudo, o MB Way só funciona entre cartões da rede Multibanco, enquanto o sistema de transferências imediatas permite que haja transferências entre cartões de qualquer banco, desde que os bancos sejam aderentes.

Quando um cliente quiser fazer uma transferência imediata, ao colocar o NIB/IBAN da conta do destinatário deverá perceber se o banco do destinatário é aderente ou não a este sistema de pagamentos imediatos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório