Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Transferências imediatas de dinheiro entre bancos disponíveis em Portugal

As transferências imediatas de dinheiro em Portugal já são possíveis desde esta terça-feira entre quaisquer contas desde que os bancos sejam aderentes deste sistema, divulgou hoje o Banco de Portugal.

Transferências imediatas de dinheiro entre bancos disponíveis em Portugal
Notícias ao Minuto

14:26 - 19/09/18 por Lusa

Economia Banco de Portugal

Este sistema, regulado pelo Banco de Portugal e com plataforma da SIBS, permite que as transferências demorem no máximo dez segundos, em vez de pelo menos um dia, o que até aqui só era possível através do serviço MB Way. Em cada operação podem ser transferidos até 15 mil euros.

A adesão ao sistema é voluntária por parte dos bancos, pelo que há alguns que ainda não oferecem o serviço.

Este serviço de transferências imediatas não está disponível nas caixas automáticas Multibanco.

A Lusa contactou hoje os maiores bancos para saber se disponibilizam o serviço, em que canais (presenciais ou digitais, portal do banco ou 'homebanking') e o valor que cada um cobrará pelo serviço.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda não tem este serviço disponível. Fonte oficial do banco público disse que este "está a trabalhar uma solução de pagamentos imediatos" e que comunicará aos clientes "logo que ela estiver operacionalizada".

O Santander Totta informou que "já disponibiliza o serviço de transferências imediatas" e que "os clientes já podem iniciar este tipo de pagamentos em qualquer dos canais oferecidos pelo Santander". o banco não informa dos custos.

Por fim, o BCP disse que foi dos "um dos primeiros bancos a aderir ao subsistema" que está disponível quer para particulares quer para empresas.

Sobre o preçário, disse apenas que "o Millennium bcp praticará condições de preço competitivas adequadas e competitivas".

Em comunicado hoje divulgado, o Banco de Portugal disse esperar "um gradual aumento de cobertura e amplitude ao longo dos meses subsequentes, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado".

Este sistema para já funciona apenas em Portugal, mas a ideia é que esta solução seja integrada com outros sistemas europeus de transferências imediatas.

O Banco Central Europeu (BCE) está a trabalhar no desenvolvimento de um sistema de pagamentos imediatos à escala europeia.

Em Portugal, já há atualmente um sistema de transferências imediatas, o MB Way, com transferências na hora através de uma 'app' [aplicação] no telemóvel, contando já com mais de 800 mil aderentes.

Entre janeiro e agosto deste ano houve transferências no valor de 3,5 milhões de euros através do MB Way.

Contudo, o MB Way só funciona entre cartões da rede Multibanco, enquanto o sistema de transferências imediatas permite que haja transferências entre cartões de qualquer banco, desde que os bancos sejam aderentes.

Quando um cliente quiser fazer uma transferência imediata, ao colocar o NIB/IBAN da conta do destinatário deverá perceber se o banco do destinatário é aderente ou não a este sistema de pagamentos imediatos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório