Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Portugal: O fim do El Dorado fiscal?", questiona jornal francês

Muitos reformados estrangeiros mudaram-se para Portugal, nos últimos anos, não só pelo clima como também pelos benefícios fiscais. Ate quando isso vai durar?

"Portugal: O fim do El Dorado fiscal?", questiona jornal francês
Notícias ao Minuto

10:16 - 19/09/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Reformados

Por cá, muito se tem falado sobre o regime de "residentes não habituais", mas não é só em território nacional. Na terça-feira, o jornal francês LosEchos escreveu sobre a possibilidade de esse regime vir a ser alterado. Por cá, essa é, aliás, uma ideia defendida pelo Bloco de Esquerda

"Os pensionistas em Portugal correm o risco de serem considerados residentes fiscais franceses e perderem os benefícios do estatuto de 'residentes não habituais', não devido a uma alteração do tratado fiscal, mas devido a uma alteração sua interpretação no direito interno francês", escreve a publicação. 

Em causa está o facto de aos olhos de França não bastar viver mais de 183 dias por ano em Portugal para ser considerado não residente. "A lei considera que uma pessoa que vive no estrangeiro, e recebe uma pensão de reforma paga por um fundo de pensões francês, deve ser considerada como tendo conservado o centro dos seus interesses económicos em França", pode ler-se. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório