Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

EPAL lança serviço para combate às perdas aparentes de água

O ‘BillMeter’ foi apresentado num congresso em Tóquio.

EPAL lança serviço para combate às perdas aparentes de água
Notícias ao Minuto

09:39 - 19/09/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Aplicação

A Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) apresentou uma aplicação informática que se assume como um reforço tecnológico no combate às perdas aparentes de água, o BILLMETER. A ferramenta foi apresentada no Congresso e Exposição Mundial da IWA – International Water Association -, em Tóquio.

Ao considerar variáveis como padrões de consumo, evolução dos erros de medição, custos associados ao contador e tarifário, o BILLMETER classifica os contadores pelo potencial de recuperação de água não faturada, avaliando-os e identificando, automaticamente, os que devem ser substituídos. 

A ferramenta é 100% nacional e permite "definir prioridades de investimento para a renovação do parque, visando reduzir, ao máximo, as perdas económicas e atingir um maior equilíbrio entre a água fornecida, medida e faturada aos consumidores", segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Em Portugal, as perdas aparentes representam 1/3 dos cerca de 30% de perdas totais (físicas e aparentes), com um valor estimado de 42 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório