Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Queda da produção automóvel 'tramou' economia alemã, explica Bundesbank

O Bundesbank considera que a economia alemã começou o trimestre de verão de forma débil porque a indústria automóvel reduziu a produção devido aos problemas que teve na adaptação à nova norma de homologação harmonizada na Europa.

Queda da produção automóvel 'tramou' economia alemã, explica Bundesbank
Notícias ao Minuto

12:41 - 17/09/18 por Lusa

Economia Alemanha

No boletim mensal de setembro, hoje publicado, o Bundesbank afirma que a debilidade da economia alemã no verão se deveu sobretudo à queda da "indústria, especialmente, da indústria automóvel, que reduziu fortemente a produção em julho".

Segundo o Bundesbank, para esta redução da produção contribuíram os problemas da implementação da nova norma de homologação de emissões e consumo, que entrou em vigor em 01 de setembro na Europa para os novos veículos matriculados e é conhecida como WLTP, siglas em inglês de Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure.

Os testes são mais exigentes e fazem-se em estrada, em condições reais de utilização, diferentemente do anterior ciclo NEDC, siglas em inglês de New European Driving Cycle.

Contudo, o Bundesbank adianta que a confiança das empresas é boa e melhorou recentemente, segundo o inquérito do Instituto de Investigação Económica alemão Ifo, que sublinha que a Alemanha atravessou "uma fase de contração temporária" e que o auge económico se vai manter intacto.

O Bundesbank destaca que a produção do setor da construção mantém uma notável tendência para a expansão e que também se registam impulsos positivos para a conjuntura de setores dos serviços, que aumentam o emprego.

"Quando se superarem os problemas no setor automóvel, o ritmo de expansão de toda a economia poderia aumentar de novo fortemente", sustenta o Bundesbank.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório