Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Petrolífera espanhola Cepsa regressa à bolsa até ao fim do ano

A petrolífera espanhola CEPSA anunciou hoje a sua intenção de regressar à bolsa de valores através de uma oferta de venda de ações a realizar até ao fim do ano de um mínimo de 25% do seu capital social.

Petrolífera espanhola Cepsa regressa à bolsa até ao fim do ano
Notícias ao Minuto

11:59 - 17/09/18 por Lusa

Economia Mercado

Segundo informação publicada na página da internet da empresa, a transação incluirá uma oferta que será feita junto de investidores internacionais qualificados e outra de 0,20% para os empregados.

A sede social da CEPSA está em Madrid, mas a empresa é atualmente propriedade a 100% da Mubala Investment Company, pertencente ao Governo de Abu Dabi, tendo deixado de ser cotada em bolsa em 2011.

Com esta oferta de venda, a Cepsa regressa à bolsa espanhola, depois da sua saída em 2011, quando a International Petroleum Investment Company (IPIC), antecessora da Mubala Investment Company, adquiriu a totalidade da companhia.

O responsável pelo Petróleo e Petroquímica da Mubala Investment, Musabbeh Al Kaabi, explica na informação da CEPSA que a colocação de 25% da companhia é "um passo natural e estratégico", que vai permitir à empresa "um melhor acesso aos mercados de capitais para apoiar a sua flexibilidade financeira".

A Companhia Espanhola de Petróleos (CEPSA), fundada em 1929, foi a primeira empresa privada produtora de petróleo em Espanha e no primeiro semestre de 2018 teve um lucro de 441 milhões de euros, um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2017.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório