Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Marques Mendes: OE "histórico", com défice zero, será o último de Centeno

Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que no Orçamento do Estado para 2019 o Governo vai apontar para um défice de 0,2%. O comentador disse também que este será o último Orçamento de Mário Centeno.

Marques Mendes: OE "histórico", com défice zero, será o último de Centeno
Notícias ao Minuto

08:15 - 17/09/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Comentário

Caminhamos a passos largos para a apresentação do próximo Orçamento do Estado (OE) e, em plena época de negociações entre partidos, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que o documento vai incluir um défice de 0,2%. O número, que o comentador considera “histórico”, constará naquele que será o  “último orçamento de [Mário] Centeno”

“O valor do défice que constará do OE será 0,2% do PIB - o que já é, tecnicamente, um défice zero - mas, ao longo de 2019, o mais provável é que chegue mesmo a zero ou que o ano termine com um ligeiro excedente orçamental”, fez notar Marques Mendes no seu espaço de comentário semanal na SIC.

“Vai ser, na prática, um orçamento de défice zero”, algo que o comentador considera “histórico”, porque “em 44 anos de democracia nunca tivemos défice zero”. 

A confirmar-se, assinalou Marques Mendes, Mário Centeno irá fazer “um brilharete”, porque dará um trunfo a António Costa: “é muito difícil criticar um Orçamento com défice zero, algo que foi sempre defendido pelo PSD e CDS”, explicou.

Marques Mendes revelou também que este será o último ano de Centeno ao leme das finanças portuguesas, uma vez que estará a preparar a sua carreira internacional. “Ele não ficará no próximo Governo”, adiantou o comentador, acrescentando que deverá tentar ou o cargo de Comissário Europeu ou de presidente do Fundo Monetário Europeu.

O comentador social-democrata aproveitou ainda a intervenção semanal na antena da SIC para endereçar críticas ao Bloco de Esquerda e ao PSD a reboque da 'Taxa Robles' e subsequente versão apresentada por Rui Rio  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório