Ministro do Ambiente reitera importância de rede energética
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Moreira da Silva, reiterou hoje, em Bruxelas, a importância de se dinamizar a rede europeia de energia, que considerou “fundamental” para Portugal.
© Lusa
Economia Europa
“A política energética terá que prever metas e objetivos muito concretos para a promoção das interligações comunitárias [de energia], que é essencial para um país como Portugal", disse Jorge Moreira da Silva, no final de uma ronda de contactos com quatro comissários europeus.
Sublinhando a importância das “conexões energéticas europeias” para a Península Ibérica, o ministro lembrou que “Portugal e Espanha não podem ficar isolados, do ponto de vista energético, de forma que a sua capacidade de produção de energia – seja renovável, seja outra – não possa ser exportada, transferida, gerida num contexto europeu”.
Moreira da Silva reuniu-se hoje com os comissários europeus para a Concorrência, das Alterações
Climáticas, do Ambiente e da Energia, junto de quem defendeu a necessidade de serem estabelecidas metas para “o reforço da capacidade de interligação das redes de energia”.
Em 2002, lembrou, foi decidido que a interligação energética europeia deveria ser de 10% em 2012, mas não ultrapassou ainda os 3%.


Comentários
Regras de conduta dos comentários