Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Quando quase 60% dos passageiros não paga bilhete

Um relatório da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa, que vai ser entregue às empresas do sector, dá conta de um prejuízo de oito milhões de euros provocado por passageiros que não pagam bilhete. Há um caso flagrante, destaca hoje o Diário Económico, de uma carreira da Carris (a empresa mais afectada pela fraude) em que, numa tarde de Junho, 59% dos passageiros não pagou bilhete.

Quando quase 60% dos passageiros não paga bilhete
Notícias ao Minuto

09:50 - 19/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Carris

A edição online do jornal Público divulgou a noite passada dados de um estudo encomendado pelo Governo à Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL), que indica que a taxa de fraude nos transportes públicos está a aumentar e pesa mais de oito mil milhões de euros aos cofres das empresas públicas do sector.

A taxa mais elevada de fraude acontece na Carris, onde, numa tarde de Junho, na carreira 794, que faz a ligação entre o Terreiro do Paço e a Gare do Oriente, 59% dos passageiros não pagou o respectivo bilhete.

O relatório da AMT mostra ainda que a taxa média de fraude chega aos 25 a 30% nos transportes de rede aberta, como é o caso da Carris ou da STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto), e de 10 a 12% nos transportes de rede fechada, ou seja, os metros de Lisboa e Porto.

O Diário Económico diz saber, de acordo a dados a que também teve acesso, que um combate a esta prática mais eficaz permitiria às empresas públicas de transportes aumentar em cerca de 15% a sua receita de bilheteira. O que, por outro lado, podia travar a conjuntura de cortes e rescisões que têm sido levadas a cabo pelas respectivas administrações.

“Agora, temos um relatório inequívoco, que mostra os problemas [de fraude] carreira a carreira. Temos uma conclusão a nível de cobrança, mas também é preciso prevenir a montante, para garantir que toda a gente que entra no transporte público faça a validação dos títulos de transporte”, afirmou ontem o secretário de Estado do sector, Sérgio Monteiro, durante a cerimónia do 141º aniversário da Carris.

Segundo o Diário Económico, este documento vai ser entregue aos conselhos de administração das empresas em causa ainda esta semana.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório